TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio filme porta em porta

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  4.082 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade SOC002

Relatório do filme “De Porta em Porta”

  1. Qual e’ o principal tema tratado no filme?

O tema principal e’ a historia de um homem com paralisia cerebral, com limitações na fala e nos movimentos e que mesmo com esse problema que o poderia ser considerado uma pessoa incapaz, luta com todas as suas forcas a se tornar uma pessoa normal e independente. Isso o personagem faz conseguindo um emprego de vendedor ambulante como o falecido pai, vendendo produtos diversos de porta em porta.

 

  1. Escreva o contexto social e histórico em que se da à trama.

A trama se desenrola nos EUA, nos anos 50, onde a profissão de vendedor ambulante era bem comum para a época. Ainda nesse tempo, existia um grande preconceito com pessoas com qualquer tipo de deficiência, oque e’ demonstrado no filme todo. Enquanto o personagem principal começa a fazer sua jornada de 16 km por dia a trabalho, ele encontra pessoas com diversos problemas. Desde um casal que briga com os vizinhos por tem uma arvore invadindo o seu terreno, um casal gay que tenta encobertar a relação, uma senhora com saudades do filho que se torna alcoólica e a mãe do próprio personagem principal que começa a ter indícios de Alzheimer, incomum a época.

3 – Faca uma pequena descrição de três personagens que você julga fundamentais na trama.

O primeiro personagem fundamental e’ o próprio Bill Porter, que demonstra no filme todo uma forca de vontade fora do comum mesmo com tudo e todos contra ele, além de pessoas suas próprias limitações físicas. Bill tem dificuldades no começo, mas após sua primeira venda, se empolga e segue adiante em seu trabalho, chegando a receber um premio de o vendedor que mais vendeu produtos da companhia durante um ano, recebendo congratulações de todos que o conheciam e calando a todos que o achavam incapaz.

O segundo personagem fundamental na trama e’ a própria mãe de Bill, que mesmo por ser viúva e ter um filho deficiente, o ama e o apoia incondicionalmente, nunca vendo o filho como um fardo. A mãe ainda ensina um pensamento fundamental, que Bill segue e usa a vida inteira, principalmente quando relacionado a pessoas. “Paciência e Persistência”. Poderia ser dito que Bill nunca poderia ter chego ate onde chegou sem o personagem de extrema importância que foi sua mãe.

        O terceiro personagem fundamental na trama e’ Shelly, uma estudante universitária que começa a trabalhar para Bill, o ajudando a fazer a entrega dos produtos. Com o desenrolar do tempo, a relação de Bill com Shelly e’ a mais carismática de todas, a ponto de Bill desenvolver um amor platônico por sua ajudante. Conforme o filme retrata, Shelly e’ mais do que uma mera amiga de Bill, uma vez que ela passa a admira-lo de tal forma que passa a considera-lo como parte de sua família, além ela nunca ver seu patrão de forma preconceituosa devido a sua doença.

4 – Como a dimensão filosófica do trabalho aparece na trama?

        A dimensão filosófica do trabalho e’ dada na trama uma vez que o personagem principal quer, mesmo com limitações físicas e sócias, trabalhar. Na visão filosófica do trabalho, o trabalho transforma o próprio homem, e no caso de Bill, o trabalho o faz se sentir uma pessoa capaz, independente além de se sentir pertencente a sociedade, portanto não sendo visto assim como um fardo ou um deficiente incapaz.

5 – Como a dimensão histórica do trabalho aparece na trama?

Na concepção histórica do trabalho, o trabalho e’ visto como uma tarefa de sofrimento, uma tarefa de pessoas inferiores. Na trama esse conceito e’ apresentado de forma totalmente oposta. O simples ato de trabalhar agrega ao personagem principal um sentimento de liberdade e de independência, além do sentimento de se sentir parte de um todo, não sofrendo assim a exclusão.

6 – Procure identificar na trama, diferentes significados do trabalho. Tanto para o personagem principal, como para os outros personagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com