TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO FILME "DE PORTA EM PORTA"

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  2.173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

SOC 002 – Ciências Humanas e Sociais

Otávio Ximenes Nery – 34517   (EQI)

ATIVIDADE AVALIATIVA INDIVIDUAL.

  1. Qual o principal tema tratado no filme ?

O tema principal do filme é a história de Bill , um homem com paralisia cerebral que mesmo com todas suas limitações na fala e em sua movimentação , devido a doença , luta para ser uma pessoa normal e independente como qualquer outra , para provar isso , ele se torna um vendedor ambulante , o qual vende produtos de porta em porta .

  1. Escreva o contexto social e histórico em que se dá a trama

A trama se passa nos anos 50 nos EUA , um lugar que naquela época existia muito preconceito com pessoas deficientes e onde a profissão de vendedor era muito comum , o personagem principal , durante sua jornada de trabalho que era bem longa , encontrava com pessoas de todos os tipos , com diversos problemas em suas vidas , como um casal gay que tenta esconder a relação e uma mãe que se torna alcolatra pela falta que sente do filho.

  1. Faça uma pequena descrição de três personagens que você julga fundamentais na trama.

O personagem principal é Bill , o vendedor que mostra uma tremenda força de vontade e apesar de suas limitações devido a paralisia , enfrenta todos os obstáculos para se tornar um vendedor , mesmo sendo desacreditado por tudo e todos , Bill tem um começo difícil mas depois de sua primeira venda as coisas começam a melhorar para ele , e o mesmo chega a ganhar um prêmio como o vendedor que mais vendeu produtos durante um ano , calando a boca daqueles que não acreditavam em seu potencial .

Um segundo personagem é Shelly , uma universitária que ajuda Bill em  suas entregas de produtos , Shelly não vê Bill com outros olhos por ele ser deficiente , os dois possuem uma relação muito boa e Bill com o passar do tempo desenvolve um amor platônico por ela. Shelly admira muito Bill , chegando a considera-lo com alguém de sua família.

Por último , uma personagem essencial e de grande responsabilidade por Bill ter chegado até onde chegou que é sua mãe , que o apoia incondicionalmente apesar de sua deficiência e não o vê como uma “cruz” que ela tem de carregar .Ela o ensina um pensamento que Bill segue durante toda sua vida , “Paciência e Persistência”

  1. Como a dimensão filosófica do trabalho aparece na trama ?

Na visão filosófica do trabalho , o mesmo transforma o homem , e mesmo com todas suas limitações Bill quer trabalhar , o que o faz se sentir uma pessoa capaz , independente , como qualquer outro individuo de uma sociedade , perdendo assim o esteriotipo de uma pessoa incapaz e dependente de outras .

  1. Como a dimensão histórica do trabalho aparece na trama?

O filme retrata o trabalho numa visão oposta a dimensão histórica , uma vez que o trabalho era considerado algo relacionado a sofrimento e praticado por pessoas inferiores . No filme , o fato de Bill poder trabalhar faz com que ele ganhe sua autonomia , sua liberdade , fazendo dele parte de um todo , de uma sociedade , deixando de ser excluído socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com