TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estudos sobre Ética

Por:   •  21/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA

AVALIAÇÃO DE ÉTICA

Relatório de estudos sobre Ética

Curso: Mecânica                                                              Turno: Noite            Módulo: 1º

 Componente: Ética e Cidadania

Alunos: Pedro Henrique Lima Ribeiro, Silvio Santos e Yan Vicente Nº’s:  30,34 e 40.

Professora: Vera

São José dos Campos

2016

1º Estudo: Direitos Humanos na perspectiva da ética e da Cidadania

Introdução

   Segundo este estudo, é fundamental colocar três passos em situações de vida (escola, família, trabalho, etc) para recriar uma ação transformadora dentro da Ética.

Os Três Passos da Ética no Trabalho e suas Particularidades:

  1. Conhecimento: Trabalhar em uma empresa e no final do mês ter conhecimento que ela não pagou o devido salário, sem justificar o  “por quê” de não ter pago;

  1. Indignação: Relatar aos superiores da empresa, ou RH sobre o não pagamento do salário, a falta de informação e a indignação dos funcionários;

  1. Denúncia: Se o problema não for resolvido pela empresa, relatá-lo ao sindicato responsável, entrando assim com um processo contra a empresa, caso não sejam tomadas providências em relação ao salário;

2º Estudo: Valores e Ética

Introdução

  Testemunhamos no nossos dia-a-dia confrontos e agressões de indivíduos com a natureza, com a ordem institucional, com outros e o que é mais surpreendente, contra si próprios; muitas vezes violações amparadas por um conjunto de valores.

 Baseando-se nisso haverá aqui uma reflexão filosófica sobre o que são valores dentro da ética, quais os Valores Universais que constituem a Ética da Diversidade e com entendemos por desenvolvimento da “Paz Total” ou como é mais tratado popularmente, viver a “Cultura da Paz”.

Valores

 Segundo definição científica e popular, valores são conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Valores Universais e a Ética da Diversidade

  1. Respeito pelo outro e suas diferenças;

  1. Solidariedade com o outro na satisfação das necessidades de sobrevivência e transcendência;
  1. Cooperação com o próximo na preservação do patrimônio natural e cultural comum;

Cultura da Paz ou Paz Total

De acordo com leitura do texto entende-se que PAZ TOTAL é a soma de outras pazes como a paz interior, a paz social, paz militar e paz ambiental. Para alcançá-las, é necessário respeito, solidariedade, cooperação e transigência da arrogância, inveja, ganância, prepotência, bem como a agressividade.

3º Estudo: A Ética e a proteção da Esperança

Introdução

  Ilusão de Ética é a ilusão provocada por uma ética simplista que aceita a noção do fatalismo, da legitimação calma e tranquila das desigualdades sociais e ofensas à dignidade coletiva.  É possível quebrar essa ilusão de ética no comportamento entre pessoas.

Possibilidades na Relação das Pessoas para se Quebrar a “Ilusão de Ética”

  • Não impedirem a manifestação do pensamento livre e da individualidade responsável;

  • Não constrangerem os corpos com violência da fome e agressão da doença sem socorro;
  • Sermos livres da crueldade da tortura, da degradação brutal do local onde viemos, do padecimento provocado pela não convivência com aqueles aos quais se ama;
  • Não sermos vitimados pela falta de trabalho, não sermos humilhados pela falta de estudo, não sermos desprovidos de um lazer sadio;
  • Não sermos mortalmente feridos pela discriminação de qualquer tipo e nem violentados pelo embaraço traumático da nossa religiosidade, nossa sexualidade, nossa amorosidade, nossa liberdade;
  • Não deixar que apodreçam a nossa esperança e nem extirpem nossa humanidade e a sacralidade das vidas;

Notícia sobre Saúde e Alimentação para Todos

Iniciativa do Brasil e da ONU para combater a fome é destaque em publicação sobre cooperação Sul-Sul

Criado em 2011 por uma parceria entre o governo brasileiro e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), Centro de Excelência contra a Fome já prestou assistência técnica a 37 países da África, Ásia e América Latina. Iniciativa combate a desnutrição investindo em alimentação escolar.

[pic 2]

Centro de Excelência contra a Fome busca replicar experiência positiva do Brasil, que investiu em alimentação escolar para combater a desnutrição. Foto: Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA)

O Centro de Excelência contra a Fome — fruto de uma parceria entre o Brasil e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) — foi destaque de uma publicação da ONU lançada na semana passada (1) sobre estratégias de cooperação Sul-Sul que podem ajudar países em desenvolvimento a cumprirem a nova Agenda 2030.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (395.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com