TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Gestão Escolar

Por:   •  25/2/2020  •  Abstract  •  3.378 Palavras (14 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARLISE AILEN DOS ANJOS CAMPOS - RU 2356296

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARLISE AILEN DOS ANJOS CAMPOS - RU 2356296

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL

[pic 1]

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2019

  1. Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2        A GESTÃO ESCOLAR NA PRÁTICA        4

2.1        Identificação da instituição estagiada        4

2.2        Concepção pedagógica da escola        4

2.3        Caracterização estrutural        5

2.4        Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada        6

2.5        Reuniões com os pais        7

2.6        Conselho de Classe        8

3        Plano de ação        9

4        Considerações finais        11


  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos na realização do Estágio Supervisionado: Gestão Educacional, o qual foi executado através de observação e participação da rotina de gestão escolar, sobre a orientação e supervisão da diretoria, subdiretoria e coordenação da escola em questão.

        O estágio foi realizado pela acadêmica Marlise Ailen dos Anjos Campos, na Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida, durante o segundo bimestre do ano letivo de 2019.

        Este estágio teve como objetivo, a compreensão e reflexão da prática de gestão no contexto escolar, proporcionando ao acadêmico (a), entrar em contato e vivenciar a realidade das atividades que constituem a gestão escolar. Atividades estas que muitas vezes passam despercebidas quando somos alunos de tais instituições, ou até mesmo docentes das mesmas. É necessário muito trabalho para que uma escola funcione com ordem e eficiência, mas pude constatar neste estágio, que acima de tudo é preciso muito amor por parte dos gestores escolares para que isso aconteça.

        É um componente obrigatório para a conclusão do curso de Licenciatura em Filosofia o Estágio Supervisionado, sendo uma atividade que enriquece o acadêmico em sua trajetória de aquisição de conhecimentos para sua futura atuação profissional.  Esta atividade coloca o acadêmico no cenário real onde irá atuar futuramente, o levando a compreensão do ambiente escolar como um todo, não somente como sala de aula.

        O Estágio Supervisionado foi realizado utilizando-se de observação da rotina e responsabilidades da diretora, subdiretora e coordenadora da escola estagiada, através de suporte prestado pela estagiária aos trabalhos em andamento durante o período de realização do estágio.

        No presente relatório irei detalhar a escola estagiada e relatar as atividades realizadas, as observações e conclusões obtidas com o estágio. Uma experiência que me foi grandemente enriquecedora em todos os aspectos.

        


  1. A GESTÃO ESCOLAR NA PRÁTICA

  1. Identificação da instituição estagiada

        O Estágio Supervisionado: Gestão Educacional foi realizado na Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida, situada na Rua Galiléia, 365 – Bosque dos Eucaliptos – São José dos Campos/SP. A qual pode ser contatada através do telefone: (12) 3917-1629 ou pelo e-mail e047958a@see.sp.gov.br.

        A Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida, disponibiliza o ensino nos seguintes níveis: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, nos períodos matutino e vespertino.

A escola atende 1.331 alunos, sendo 458 alunos no Ensino Fundamental I, 474 alunos no Ensino Fundamental II e 399 alunos no Ensino Médio.

        O estágio foi realizado no primeiro bimestre do ano letivo de 2019, sendo observadas as atividades e rotina da diretora, subdiretora e coordenadora.

  1. Concepção pedagógica da escola

Através de entrevista realizada com a diretora e da observação da atuação da equipe de gestão escolar, pude constatar que o papel da escola na sociedade vai muito além do ato de ensinar o conteúdo do currículo.

Ao pensar em realizar o estágio, fiquei receosa com que tipo de ambiente eu iria encontrar e de que forma eu seria acolhida pelos alunos e equipe da escola, mas tive o imenso prazer de estagiar em uma escola que mais se parece um grande lar, uma grande família.

Como mãe de alunos da referida escola, o estágio foi para mim uma experiência muito positiva, pois pude constatar quanto profissionalismo, amor e dedicação estão envolvidos na organização e gestão da escola.

Interessante observar a instituição escolar pela óptica de estagiária, muito diferente da visão que eu tinha desta instituição pelos olhos de aluna. Quando estamos na sala de aula como aluno, não imaginamos quanto trabalho é realizado nos bastidores, sem que tenhamos conhecimento dele. Nem mesmo nos damos conta do quão importante é o ambiente escolar na formação da nossa sociedade, não somente pelos aprendizados que adquirimos, mas principalmente pela socialização que este ambiente nos permite. Um local onde tudo e todos se misturam, interagem e se enriquecem com as diferenças com as quais precisam lidar a todo instante. Um local onde pessoas de diferentes raças, credos e classes sociais interagem de igual para igual, sem qualquer distinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com