TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica- Tropa De Elite 2

Ensaios: Resenha Critica- Tropa De Elite 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 3

No decorrer do filme “Tropa de Elite 2” podemos observar a corrupção que há entre policiais e políticos. O filme faz forte criticas a imprensa, aos políticos e aos policiais.

Já no inicio do filme nos deparamos com muitos corruptos dentro da penitenciaria, que ajudam grande parte dos presidiários a comandarem tráficos de dentro e fora da cadeia e somos surpreendidos pela suposta morte do Coronel Nascimento, mas logo em seguida, voltamos quatro anos no tempo, onde mostra uma rebelião a partir do momento em que um policial entrega algumas armas e chaves aos mais perigosos bandidos do Rio de Janeiro, isso causa um tipo de hierarquia sobre os mesmos que invadem e saem matando seus inimigos de outras celas, além de manterem funcionários como reféns. Podemos citar um fato que aconteceu no Paraná, um policial foi preso acusado de desviar 81 armas da polícia militar em Curitiba.

Logo, Freitas, um defensor dos direitos humanos chega ao presídio para negociar e conversar com os presos e consegue fazer com que acreditem nele, mas então um dos soldados do BOPE desobedece às ordens e mata o líder da rebelião.

Aos acontecimentos o Coronel Nascimento perde o seu cargo, mas devido á imprensa, acaba ganhando um no ministério da Justiça. Nascimento com problemas de relacionamento com seu filho se dedica totalmente a polícia e na sua inocência acredita que pode mudar o sistema, mas acaba acontecendo o contrario, fazendo com que a milícia ganhe poder e espaço para ganhar cada vez mais dinheiro.

Por traz dos militares esta o sistema. O sistema seria os policias lucrando em parceria com os traficantes, mas então veio a crise econômica e fez com que o dinheiro tomado dos traficantes ficasse escasso, isso fez com que esses mesmos percebessem quem lucrariam muito mais se explorassem a comunidade, pois todos gostam e usa internet, televisão a cabo, etc., então os traficantes perdem seu valor e os policiais ganham poder sobre as pessoas das favelas. Podemos citar como exemplo os altos impostos pagos por nos atualmente.

Enquanto os políticos enriqueciam, o sistema já aparecia bem explicita, os deputados e governadores eram quem mandava todas as operações do BOPE, pode-se observar também que a mídia caminhava junto com esta máfia.

A imprensa tem um papel fundamental e a capacidade que ela tem de favorecer determinados interesses, como no caso do apresentador televisivo que estimula através de seus discursos muitas vezes cômicos a ação das milícias.

Quando pensamos em políticos, a primeira palavra que vem em nossa mente é “corrupção”. Muitas vezes em ano de eleições os políticos tentam de tudo para esconder seus “podres” da mídia, pois isso acabaria com a sua candidatura, muitas vezes deixam de resolver problemas pelo mesmo motivo.

Ocorre também que a máfia quer ocupar outro morro, mas ela precisa de uma desculpa para isso, ela então, invade uma central de policia e rouba varias armas. Uma jornalista grava uma conversa com o diretor e ele conta que não eram apenas bandidos e que se trata de algo muito mais elaborado. O BOPE invade o morro matando vários traficantes, um desentendimento ocasiona a morte de Matias, um amigo de Nascimento. A jornalista desperta um grande interesse pelo caso ocorrido e por interesses próprios decide investigar mais a fundo, assim descobrindo que os políticos estavam envolvidos. Por fim a jornalista e o fotógrafo foram brutalmente assassinados pelos mesmos. Nascimento grampeando a ligação entre a jornalista e Fraga descobre o que havia por traz. Nascimento então tenta proteger sua família o que resulta seu filho baleado. Nascimento assume seus erros e fala tudo o que sabe sobre o caso, oque resultou em prisão e morte de alguns evolvidos.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »