TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Um Mundo Em Gestação

Artigos Científicos: Resenha Um Mundo Em Gestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Informações sobre a autora:

Nos anos 70, Rose Marie Muraro participou ativamente de dois dos mais importantes movimentos sociais do século XX: o movimento de mulheres e o da teologia da libertação. Anos mais tarde, presenciou a virada conservadora da Igreja e do sistema capitalista e conseguiu penetrar fundo na cultura da globalização. Escritora, física e editora, Rose Marie Muraro é única, dizem até que é uma mulher impossível. Sua vida está mesclada a todo o processo de transformação do fim do milênio. Conectada com a vida, ela consegue com muita facilidade e simplicidade falar de grandes temas numa linguagem popular. "Um novo mundo em gestação" é uma prova disso. Feminismo, patriarcado, luta de classes, movimentos sociais e até complexo de Édipo são tratados de forma simples, e sob uma ótica conciliadora e solidária.

Gênero: Filosofia

Resumo:

Conta a história da mulher, e do homem, desde o início dos tempos, questiona as grandes teorias patriarcais, os processos simbólicos, revela como a nossa espécie evoluiu, como o individualismo surgiu, a sociedade de classes, a era industrial, a tecnologia da informação, o feminismo, a revolução das mentalidades e faz sábias articulações entre gênero, família e sistema econômico.

"Um novo mundo em gestação" nos alerta que estamos num raro momento histórico, num novo ponto de mutação da nossa espécie, cuja origem é a aceleração tecnológica. Essa nova consciência precisa ter no seu âmago a noção de cuidado, solidariedade, de compartilhamento de vida e dos bens da natureza. Se não houver uma revolução do homem, a revolução da mulher ficará pela metade, e nada acontecerá. E a revolução de ambos não é uma nova competição, mas a vivência concreta do âmago.

Avaliação:

Segundo rose no final dos anos 90 o PIB mundial dobrou mas a pobreza cresceu 10 vezes , o dinheiro do mundo está cada vez mais nas mãos de menos pessoas , e o processo de destruição da natureza é causado somente pela raça humana que é a única espécie que luta contra si mesma em um processo de auto destruição em que só o mais forte pode sobreviver, o mundo se acelerou tanto que cresce em rapidez exponencial onde os fatos são elevados a potência e a tecnologia chegou a um ponto que a consciência humana não à acompanha mais , as eras passadas eram medidas em milênios e séculos mas esse espaço de tempo vem ficando cada vez menor e agora a humanidade chega as portas de uma revolução biotecnológica e existe o temor de uma separação definitiva entre grupos , pois alguns teriam acesso a manipulação do genoma e outros não, e para interromper essa espiral de destruição é necessário introduzir o feminismo no mundo, as mulheres já estão entrando no universo masculino e têm o dever de mudar o seu simbolismo baseado no matar ou morrer e criar um novo baseado na vida, e já existe um consenso contra o modelo que exclui a maioria e a necessidade de criar uma ordem que inclua uma relação complementar entre os gêneros e uma democracia nas relações econômicas e políticas que sejam menos destrutivas e desumanas, desde oito mil anos pra cá o individualismo ( primeiro o meu depois o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com