TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto de Marilena chaui

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  4.950 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto de Marilena Chaui –Para que Filosofia

Josieli Fabiana Sobrinho

No texto a filósofa ressalta várias frases que falamos em nosso cotidiano frases essas que trata do quê temos como pensamento de bonito e feito, certo ou errado ou mesmo se uma pessoa é legal ou não.

A intenção da autora é fazermos pensar, criticar  e indagar sobre oque achamos ou acreditamos ser. O texto nos incita a querer saber oque é realmente as perguntas que costumamos fazer automaticamente.

Perguntas essas que muitas vezes fazemos para suprir um vazio da ausência de um diálogo ou mesmo com  a intenção de começar uma conversa.

Quanto fazemos perguntas do tipo será que vai chover?,Que horas são?, Que dia é hoje?  É que temos dentro de nós que a pessoa na qual fazemos a pergunta ela tenha conhecimento sobre o clima, que o tempo é dividido em horas  e dias.

A filósofa quer  mostrar que muitas atitudes que tomamos é porque alguém  já nos falou  e seguimos uma linha de pensamento, más nem sempre questionamos o por quê dessa atitude.

Outras afirmações que a filósofa fala em seu texto é onde á fumaça há fogo ou não saia na chuva para não se resfriar, nos trás uma reflexão de causa e efeito. Que tosa ação tem uma reação, tudo que fazemos tem uma consequência.

Atitude filosófica

Imagina se as pessoas começassem a fazer perguntas inesperadas como o que é o tempo? O que é o sonho? A loucura? A razão? Ao interrogar a si mesmo, estaria começando o que cremos e no que cremos isso a escritora chama de atitude filosófica e isso é muito importante, pois precisamos questionar mais, procurar a saber o motivo das coisas por que elas são como são, por que não poderia ser de outra forma. E jamais aceitar uma questão sem ser anteriormente investigado e entendido. E não aceita de imediato as coisas, sem procurar saber os motivos que levam determinada situação ser como é.

Atitude crítica

Existem dois tipos de atitude crítica negativa e positiva. Na crítica negativa é dizer não aos pré-conceitos, aos pré-juízos aos fatos e as experiências cotidianas. Na crítica positiva é uma interrogação sobre os fatos, as situações, são indagações fundamentais da atitude filosófica positiva o que é, como é, por que é.

Evidências do cotidiano –Atitude filosófica –atividade crítica –partir para uma postura diferente- negativa ou positiva-(o que é, Porque é? e como é?)

Para que Filosofia?

 Muitas pessoas tem embutido em si o pensamento que filosofia não serve para nada, pois aparentemente não tem um valor financeiro agregado, nós como seres capitalistas como somos só damos valor no que tem um retorno financeiro. E não temos o costume de perguntar por que estudar outras ciências ou artes. A grande sacada da filosofia é fazermos pensar a tornarmos seres argumentativos.

A filosofia ajuda a formar respostas para todas as ciências e as artes.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com