TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Marilena Chauí

Por:   •  23/11/2015  •  Artigo  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA – O QUE É IDEOLOGIA? (Marilena Chauí)

LUIZ FELIPE PANOZZO – 3º Ano de Jornalismo

O MEU IDEAL E O DISCURSO DELE COM O MUNDO

A ideologia é algo que não se compara a história. Muito pelo contrário, ela move a história, por isso não pode ser comparada. Quem lê o livro O que é Ideologia da Marilena Chauí. Em base do livro, temos a ideologia como a gênese das ideias. Apresentada como o campo da organização sistemática do conhecimento, é de onde nascem então, as teorias. É a ideologia - e depende do tipo de ideologia, é que nos faz pensar, criticar, analisar, observar.

Mas dentro dessas funções, a ideologia é mais conhecida por ser o fator pensante que nega os acontecimentos e conceitos impostos, sendo assim, o motor da história geral, tal qual Marx a coloca. Dizer então que ideologia e negação estão atreladas não é equívoco. Ela ilumina o ser para que tenha ou não consciência do discurso a ele proposto.

E aqui entro na discussão necessária. Se a negação é o fundamento da história e seu avanço, quer dizer, que o fundamento da história está nos discursos. Já que nossa disciplina se dispõe com esse nome “Análise do discurso”, quais são os ensinamentos que Marilena nos traz, ao tratar a ideologia, no campo do discurso.

Primeiro é interessante e conveniente comentar as visões de dialética que conseguimos encontrar através da leitura. Ela, a dialética, é a teoria, e o discurso tratamos como a prática. A dialética surge quando a teoria é posta em dúvida. A preposição é negada e começamos a ideologar, se assim posso dizer. Ideologar por que a negação aqui aparece. E esse fato de não ideologar os conteúdos referentes ao discurso é a minha maior crítica ao texto.

Construindo essa imagem de que a história se olharmos para trás, se desenvolve com as negações, não temos bons horizontes. Conversando com as últimas gerações, é possível identificar a pequenez do interesse por não contradizer. É fácil dizer que é radical quando as redes sociais são radicais. Mas ser radical para si mesmo, analisando de forma crítica seu próprio discurso – que por muitas vezes é mentiroso e falsificado para si mesmo, isso não é tratado como motor da história. Grande e ledo engano social.

O ser humano, radical ou não, tem em si faculdades mentais que o permitem criticar ou apenas voltar atrás, e rever além de conceitos (sob os quais a sociedade está se embasando a todo instante, cobrando de cada um dos seres um conceito sobre cada problema da vida).

A dialética do que eu sou pode cuidar daquilo que o homem não tem dado conta, que são os seres que não conseguem dialogar, quem dera discutir. A falta de conteúdo de muitos retira da sociedade o direito de discutir seu futuro e as decisões políticas se fecham no campo da prática, onde o problema está na forma de governar, e não analisado anteriormente, como um problema ideológico, de bases sobre a verdade da política. Ou seja, não saber ou ignorar a verdade sobre a arte de governar é o que faz dos governos, lugares de corrupção e de passagem de tempo com segurança financeira.

Esse período de uso da dialética, segundo a visão da ideologia, faz voltar a origem do homem. Voltar a sua construção racional, considerando-o como um ser pensante, capaz de criar conhecimento a partir de questionamentos. Uma síntese, que é o conjunto inicial e de base da dialética. Mas será que esse grupo de homens pensantes tem feito jus a suas características?

O que é ideal nos parâmetros atuais pede muitas vezes que o homem pensante, haja da forma pensante numa visão da ideologia capitalista vigente. A globalização comercial, de moda e de modo de vida, faz com que o ser acabe somente consumindo o pensamento colocado anteriormente por alguma agência ou por um grupo separado de pensadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com