TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha história da história da educação no Brasil

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  3.449 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM BALANÇO PRÉVIO E NECESSÁRIO.

1. Introdução

Este artigo abordará a historiografia da educação brasileira bem como fará um estudo sobre as instituições escolares no Brasil. Este estudo fez parte da Conferência de abertura do V Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, organizada pela Uninove, em São Paulo, de 27 a 28 de agosto de 2008.

Esteve a frente desse estudo que se segue Dermeval Saviani, filósofo e pedagogo, Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Saviani nasceu em 1944, na cidade de Santo Antonio de Posse

Assinala Saviani (2007, p. 9-14) em outro trabalho: “a origem das instituições educativas remonta ao momento de ruptura do modo de produção comunal (o comunismo primitivo) que determinou o advento das sociedades de classes. Localiza-se aí, nessa época remotíssima, o surgimento da escola, cuja data de referência é o ano de 3.238 a.C. no âmbito das civilizações suméria e egípcia.” (GENOVESI, 1999, p. 38)

A partir daí, começa a se desenvolver a instituição escolar na Grécia como paidéia, enquanto educação dos homens livres, em oposição à duléia, que implicava a educação dos escravos, fora da escola, no próprio processo de trabalho. Com a ruptura do modo de produção antigo (escravista), a ordem feudal vai gerar um tipo de escola distinto da paidéia grega. As instituições escolares nessa época traziam consigo fortemente a marca da Igreja Católica.

No Brasil a origem das instituições escolares deu-se em 1949, com a chegada dos jesuítas. Surge então, a primeira escola brasileira. A partir daí, pode-se dividir a evolução das instituições, a título de hipótese, em quatro períodos: - O primeiro período (1549-1759) é dominado pelos colégios jesuítas; o segundo (1759- 1827) está representado pelas “Aulas Régias” instituídas pela reforma pombalina, o terceiro período (1827-1890) consiste nas primeiras tentativas, descontínuas e intermitentes, de se organizar a educação como responsabilidade do poder público representado pelo governo imperial e pelos governos das províncias; o quarto período (1890-1931) é marcado pela criação das escolas primárias nos estados na forma de grupos escolares, impulsionada pelo ideário do iluminismo republicano; o quinto período (1931-1961) se define pela regulamentação, em âmbito nacional, das escolas superiores, secundárias e primárias, incorporando crescentemente o ideário pedagógico renovador; finalmente, no sexto período, que se estende de 1961 aos dias atuais, dá-se a unificação da regulamentação da educação nacional abrangendo a rede pública (municipal, estadual e federal) e a rede privada as quais, direta ou indiretamente, foram sendo moldadas segundo uma concepção produtivista de escola (SAVIANI, 2005, p. 12).

        

 Eraldo Leme Batista

Marcos Roberto Lima

DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA >

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com