TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Émile Durkheim

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Émile Durkheim

        

Émile Durkheim sociólogo francês, viveu entre 1858 e 1917. Ele viveu na França e assistiu a Segunda Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo na Europa, foi essa sociedade que ele pensou. Durkheim é considerado um dos fundadores da sociologia moderna (Capitalista), e também considerado o pai da sociologia da educação.

O principal direcionador do pensamento dele é a ideia de consciência coletiva. A consciência coletiva para ele surge da educação formal e informal.

Consciência coletiva é basicamente o conjunto de normas e costumes que define as maneiras de pensar e agir de indivíduos dentro de uma sociedade, para esse sociólogo essa consciência é gradativamente formada pelo processo educacional que todos nos passamos para compor a sociedade. Para ele é fundamental compreendermos como ocorre à inserção do individuo na sociedade.

Durkheim procurava conceituar e dar nomes á elementos que passariam a compor um corpo de conhecimento específico á sociologia. Desta forma ele começa a sua sistematização de conhecimento definindo “consciência coletiva”, através dessa definição ele chegará à ideia de Fatos Sociais.

Fatos sociais são definidos por ele como os comportamentos ou maneiras de agir que foram definidos pelas regras ou normas existentes em uma sociedade. É tudo que acontece no pensamento coletivo.

Para Durkheim, o indivíduo está preso á sociedade. Ele procurou trabalhar o indivíduo e a sociedade. O indivíduo é fruto/produto da sociedade, e não é formado a partir de si próprio, suas ideias e concepções são definidas pelos padrões da sociedade impostas a ele. Durkheim trabalhou em cima do fato social, qualquer coisa que imponha sobre o indivíduo (moral, comportamento, ideia política). Ou seja, o indivíduo não possui liberdade de pensamento, pois a sociedade impõe os pensamentos aos indivíduos.

O fato social procura utilizar duas ferramentas de coerção, que obriga o indivíduo a ter determinados padrões dentro da sociedade: as regras morais (culturais), que definem o comportamento do indivíduo, que obrigadas por questão moral, familiar, religiosa e que não está ligada ao estado, embora não signifique que o indivíduo terá punições. E as regras judiciais, impostas pelo estado, havendo punição em caso o indivíduo infrinja essas regras.

Para impor essas forças ao indivíduo, a sociedade faz o uso da educação.

Características que definem os fatos sociais:

Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, porque quando nascemos às regras de convívio social já estavam estabelecidas.

São independentes em relação aos indivíduos, porque a consciência individual, ou seja, as decisões de cada membro da sociedade não interferem nas consciências coletivas. Portanto a sociedade forma o indivíduo e não o contrário.

São coercitivos a partir do momento que possuem relações com regras e normas que foram impostas aos membros da sociedade como pré-requisitos á inserção nos grupos. Dessa forma caracterização dos fatos sociais como coercitivos esta diretamente relacionada a sanções.

Durkheim é considerado “o mais científico” dentre os clássicos da sociologia, principalmente na obra “Regras do método sociológico” publicada em 1895, Durkheim trabalha com uma sequencia de conformação científica á sociologia, portanto ele passa a nomear diferentes aspectos sociais e a partir disso segue a uma classificação e conceituação dos termos.

Um exemplo disso pode ser a ideia de fato social, na qual ele não somente utiliza-se de um termo específico, mas seguimenta a ideia de fatos sociais em dois grupos: Fato social normal e patológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com