TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Direito E Cidadania

Artigos Científicos: Sociedade Direito E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta: (01 Página no máximo)

Valor: 0,5

Quando falamos em cultura popular percebemos que ela facilmente se resulta de uma interação contínua entre pessoas de uma determinada região e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Por outro lado a cultura de massa é o total de ideias, perspectivas, atitudes, e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal de uma população. Já a indústria cultural criada pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A arte seria tratada simplesmente como objeto de mercadoria, estando sujeita as leis de oferta e procura do mercado.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

Enquanto Durkheim priorizou a sociedade na análise dos fenômenos sociais, considerando-a externa aos indivíduos e determinadora de suas ações, Weber entendia ser preponderante o papel dos atores sociais e as suas ações. Weber entendia a sociedade como o conjunto das interações sociais. A “ação social”, objeto de estudo weberiano, toma este significado quando seu sentido é orientado pelo conjunto de pessoas que constituem a sociedade.

Para Durkheim, os fatos sociais são anteriores e exteriores aos indivíduos, exercendo sobre eles um poder coercitivo que se impõe sobre as vontades individuais. Num sentido oposto, Weber priorizou as ações individuais para compreender a sociedade, considerando-as como um componente universal e particular da vida social, fundamental para se conhecer o funcionamento das sociedades humanas, em que vigoram as interações entre indivíduos e grupos sociais.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

No contexto de que a sociedade tem buscado inserir os negros na sociedade, através de programas de ordem pública como o sistema de cotas nas universidades, vagas de empregos destinadas a negros, várias questões surgem a respeito da constitucionalidade e da aplicabilidade dessas ações afirmativas (Moehlecke, 2008).

A latente exclusão social passa ao âmago da precariedade do emprego, da ausência de

qualificação suficiente, da desocupação, da desilusão do progresso, da degradação moral e da dessocialização (Paugam, 1996 apud Demo, 2002), fazendo que assim a questão social passe a ser caracterizada pela inquietude sobre a capacidade de manter a coesão de uma sociedade (Castel,1995apud Demo,2002). Nesse cenário, o surgimento de ações afirmativas resplandece caracterizada por seu aspecto social-assistencial sob o objetivo desconstruir um conjunto de práticas de função protetora, integrativa e preventiva para modificar a realidade (Castel,1995apudDemo,2002).

A implantação das ações afirmativas busca eliminar as desigualdades historicamente acumuladas, sob a garantia da igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros (Moehlecke, 2008).

A questão de plano deste artigo é discutir a constitucionalidade das ações afirmativas, assim como analisar seu surgimento no Brasil e sua aplicação nos dias atuais, e seus aspectos positivos e negativos para a sociedade.

4ª QUESTÃO

“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no Aeroporto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com