TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Direito E Cidadania

Trabalho Universitário: Sociedade Direito E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia / Sociedade Direito E CidadaniaCultura de massa é toda cultura produzida para a população em geral a despeito de heterogeneidades sociais, éticas, etárias, sexuais ou psicológicas e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim , cultura de massa é toda é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população o povo o grande público. A cultura de massa é uma mercadoria, que visa sempre gerar lucros. Os produtos são mais parecidos, perdendo assim a sua individualidade. As pessoas que antes eram importantes para a produção cultural, limitam-se a apenas exercer o papel de consumidores, tornando-se secundárias nesse sistema. Além disso, elas também perdem a autonomia. Os indivíduos passam a querer um determinado produto não pela necessidade, mas por todos terem.

Cultura Popular é a cultura do povo. É o resultado é uma interação continua entre pessoas de determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições usos e costumes, artesanato, folclore.

Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado. A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação.

2° Weber entendia a sociedade como um conjunto das interações sociais. Weber teve como seu objeto de estudo a Ação Social que toma este significado quando seu sentido é orientado pelo conjunto de pessoas que constituem a sociedade. Enquanto Émile Durkheim priorizou a sociedade na análise dos fenômenos sociais, considerando externa aos indivíduos e determinadora de suas ações. No conceito de Émile Durkheim os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos exercendo assim sobre eles um poder coercitivo que impõe sobre as vontades individuais, já Weber priorizou as ações individuais para compreender a sociedade considerando como um componente universal e particular da vida social que vigora as interações entre indivíduos e grupos sociais.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »