TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Antropologia

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Questões sobre o texto “cotas ao vento”, de Sebastião Ventura Pereira da Paixão Jr (advogado), publicado na ZH de 15 de agosto de 2012.

2 - A expressão “para tanto” do primeiro § é um elemento coesivo que poderia ser substituído por ..................................., sem prejuízo de sentido.

Poderia ser substituída pela palavra “para isso”.

3 - O segundo § inicia com a palavra “Aliás” – qual sua função no texto? Se o retirássemos do texto, faria diferença em relação ao sentido?

Tem a função de acrescentar ao que foi dito no final do último parágrafo. Sim, pois a frase foi usada para criticar quem apoia a ideia contrária a do autor.

 4 - Ainda sobre o segundo §, o autor inicia o texto expressando seu ponto de vista – destaque o mesmo.

Na frase:” Aliás, o entusiasmo de alguns chegou às raias da cegueira ideológica”,  o autor faz uma critica a quem apoia o projeto de lei a favor das cotas sociais.

 5 - Logo após a apresentação de seu ponto de vista, o autor volta a narrar, trazendo inclusive uma citação – observar qual a parte do texto que narra; quem é citado; como esta citação é apresentada. Observe também se o autor argumenta a favor ou contra ao que está sendo citado? O autor apresenta seu argumento contrapondo o autor da citação e/ ou o conteúdo dela?

A narrativa da citação do senador Paulo Paim ocorre no 2° §, na qual ele argumenta a sua posição a favor das cotas raciais. O autor faz uma critica ao senador e ao argumento usado por ele.

9 - Logo após o “Isso”, encontramos a palavra “todavia”. Aponte outras palavras que poderiam substituí-la sem prejuízo do sentido do texto.

Poderia ser substituída pela palavra “entretanto”.

11 - O quarto § inicia com a expressão “Sobre o ponto”. Qual é o referente de “o ponto”?

Sobre o que foi citado acima.

12 - Também no 4º§ o autor faz uma breve narração. Destaque-a. Ainda neste §, o autor traz uma nova citação. O que ele cita e com qual objetivo?

O autor cita a constituição “segundo a capacidade de cada um”, com o objetivo de argumentar seu ponto de vista. Ele cita que no projeto consta uma reserva de “no mínimo 50%” das vagas, para ele isto vai contra a constituição.

13 - A palavra “logo” do § 4, pode ser substituída por..........................,sem prejuízo do sentido;

Pode ser substituída pela palavra “por tanto”.

16 - O autor termina seu texto com uma pergunta; poderíamos dizer que nela ele insinua algo? E o “mas” usado no início desta pergunta poderia ser substituído por qual palavra, sem prejuízo do sentido do texto?

Sim. Poderia ser substituído pela palavra “no entanto”, sem alterar o sentido do texto.

17 - Lido o texto, poderíamos afirmar que o mesmo é um texto de opinião? Que é preponderantemente dissertativo?

Sim, o autor expõe claramente a sua opinião argumentando sobre opiniões contrárias a sua.

QUESTÕES SOBRE O TEXTO “O PECADO DE SER NEGRO” DE SIDINEI CRUZ SOBRINHO (filósofo, escritor), PUBLICADO EM ZH DE 15 DE agosto de 2012.

1 - O autor do texto, já no primeiro §, apresenta o assunto/tema sobre o qual irá tratar sinalizando argumentos que vai defender ao longo do texto. Destaque-os. Faz também uma denúncia. Qual?

Os argumentos apresentados logo no primeiro § são:

A polêmica das cotas raciais;

As injustiças sociais e históricas;

E a deformação na forma de ingresso nas universidades públicas;

Ele denúncia o fato das universidades públicas darem mais chances para pessoas que frequentaram escolas particulares ou que fizeram cursinhos pré-vestibulares;

 2 - No segundo §, apresenta, o ponto de vista de algumas pessoas contrárias às cotas. Qual seria esse ponto de vista?

O  de que a adoção das cotas representaria a substituição do sistema por mérito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com