TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos de Introdução à Filosofia

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Tópicos de Introdução à Filosofia

O que significa a moral apolínea, a moral da KALOKAGATHIA?

Singifica que a busca do melhor define o mais belo, bom. A busca por honra aproxima o homem da perfeição. Aquiles, por exemplo, não seria considerado bom em uma perspectiva cristã ou judaica, mas ele busca ser o melhor. Portanto, em uma cultura agonística ele é interpretado como bom. Nela, só se é possível alcançar a virtude buscando ser o melhor. Nessa interpretação, até mesmo um cavalo pode ser considerado virtuoso, visto que ele pode realizar uma façanha (“aristéia” um ato grandioso) e consequentemente vir a ser o melhor (“aristein”). Daí é que surge a palavra aristocracia, que numa tradução livre e literal significaria o governo dos melhores.

O que significa a dupla ruptura com o nascimento dentro da cultura grega?

Em primeiro lugar, Aquiles, de Homero, rompeu com a massificação do mundo ocidental. O conto lança a ideia do indivíduo, na maioria das vezes com pouca ou até nenhuma preocupação social, priorizando o seu próprio benefício e virtudes.

Em segundo lugar, foi necessário que a filosofia (que por sua vez só surgiu pela possibilidade de não haver preocupação social e pela característica do individuo poder ter um momento próprio de reflexão para si) rompesse com o modelo de Aquiles, já que a cidade não poderia mais viver só das virtudes e das glórias de Aquiles, abrindo espaço para o conhecimento. Platão, em especial, buscou subordinar os valores homéricos a razão do homem.

Quais as características distintivas do pensamento sofista e da filosofia socrático-platônica?

O pensamento sofista é de cunho pragmático, prioriza a retórica, além de dar ênfase ao formal, deixando o conteúdo e segundo plano. Utiliza-se de sociologismos, isto é, reduzir tudo ao contexto social, tendo como consequência uma relativização moral. As verdades relativas também serão parte do iluminismo, o que será motivo de crítica à filosofia deste movimento, por muitas vezes, os aproximando dos sofistas. Ele se adapta aos interesses de quem faz seu uso, o que faz com que esse pensamento seja uma ferramenta de conformismo, na maioria das vezes, já que, em geral, quem tinha poder para aprender sofismas queria consolidar-se ao invés de fazer grandes mudanças. Por este motivo, os sofistas não criavam conhecimento concreto, apenas modos de expor ideias convincentemente.

Já a filosofia socrático-platônica será universalista, isto é, utilizar o conceito de verdades universais. É verdade que outros filósofos da mesma corrente filosófica (filosofia grega) chamarão mais atenção para as particularidades, como Aristóteles. Mesmo assim, ele não abre mão do conceito da verdade universal, que será uma das marcas mais evidentes da filosofia grega. Esta filosofia prioriza o conteúdo, tem um viés muito mais teórico (de certa forma contrária aos usos práticos dos sofismas, visto que a prioridade não é o uso do conhecimento, mas de onde ele surge, sua exatidão, etc). Também é uma característica desta filosofia a dialética.

Qual e resposta de Platão ao naturalismo radical de Cálicles e ao imoralismo de Trasímaco?

Trasímaco propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com