TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UEPA-UNIVERSIDADE DO ESTADO PARÁ
NÚCLEO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA –
CAMPUS VII
Curso: Licenciatura Plena em FILOSOFIA
Disciplina: Filosofia da Linguagem
Docente: Edelton de Freitas

Suyama Saraiva*

RESENHA

Conceição do Araguaia

Setembro/2013

RESENHA

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem[Tradução Jeferson Luiz Camargo; revisão técnica: José Cipolla Neto]. Capitulo 4 pag. 29 a 44. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

  Lev Semenovich Vygotsky (1896–1934) fez seus estudos na Universidade de Moscou para tornar-se professor de literatura. O objetivo de suas pesquisas iniciais foi criação artística. Foi só a partir de 1924 que sua carreira mudou drasticamente, passando Vygotsky a dedicar-se a psicologia evolutiva, educação e psicopatologia. A partir daí ele concentrou-se nessas área e produziu obras em ritmo intenso até sua morte prematura em 1934, devido a tuberculose .

 No capitulo o autor evidencia a questão do desenvolvimento da língua em relação ao do pensamento, o mesmo relata atividades de experiência com macacos, estes possuem a ausência da fala enquanto suas ações não são objetivamente dependentes da linguagem. No homem a associação entre o uso do instrumento não está ligado ao processo de fala e pensamento. Nos chimpanzés é evidente a presença de uma linguagem e eles são capazes de entender gestos uns dos outros, mesmo assim não existem provas concretas que haja objetividade em suas atividades. Alguns estudiosos atribuem a falta de fala nos chipanzés a causas intrínsecas, porém alguns relacionam esta causa a ideação, ou seja, a evolução de ideia de uma criança de 3 anos, mas essa dedução de Yerkes é considerada superficial. Algumas pesquisas relatadas ainda afirmam que o aparelho fonador é semelhante ao do homem, porém estes não conseguem imitar o som, estes apenas copiam ações. Assim chegam a conclusão diante das pesquisas realizadas, seis tópicos resumem expressivamente o resultado de tais.

  O pensamento e a fala derivam de raízes genéticas diferentes por isso são complexas o seu entendimento é difícil. Linhas de pensamento como os marxistas acreditam que as raízes do intelecto humano também são desenvolvidas nos animais, e isto está ligado a capacidade de raciocínio que possuem para realização de diversas atividades.  Para Engels o sistema de desenvolvimento é embrionário porem a expressão oral não indica desenvolvimento mental.

  Quanto a teoria estudada sobre a fala interior acontece devido a mudanças estruturais e esta se separa da fala exterior mas depende de fatores externos para acontecer.  

  Sendo assim a comparação feita entre o desenvolvimento do intelecto e da fala seguem por linhas diferente, no entanto se convergem em alguns pontos. O processo de desenvolvimento passa assim do biológico para o sócio histórico, desta forma não é um processo inato e sim algo que se adquire através da formação cultural. Então este problema segundo o autor é estendido para além dos limites da ciência e passa a fazer parte da psicologia humana histórica.

*Graduando em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Pará-UEPA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com