TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento, linguagem e inteligência

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho foi realizado com ajuda do filme Nell, para melhor compreensão das formas de pensamento, linguagem e inteligência da personagem.

Nell tinha uma linguagem diferente das demais pessoas, e por viver na floresta teve seu desenvolvimento prejudicado. Muitos a viam como uma ‘’mulher selvagem’’, porém, se parar para observar suas atitudes, ela não deve ser considerada dessa forma.

Apesar da sua linguagem diferente, ela demonstra sentimentos como as outras pessoas, demonstra interesse e curiosidade em aprender e começar a conviver com outros humanos. O ambiente e a forma em que ela foi criada pode ter influenciado para ter certas dificuldades de convívio. Mas nota-se que com ajuda, ela vai aprendendo a se modificar e entrar nos padrões de vida social.

Desenvolvimento

2.1. Desenvolvimento da linguagem de Nell

Nell possuía um dialeto próprio, desenvolvido nas dificuldades da fala da mãe e da própria vivencia, a mãe de Nell devido ao derrame sofrido tinha dificuldades de dicção, assim Nell sobreviveu porque teve contato indiretamente com a sociedade através de sua mãe e desenvolveu uma linguagem somente dela, incompreensível à sociedade.

A linguagem é um signo mediador por excelência, pois carrega em si conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana. Entende-se assim, que a relação do homem para com o mundo não é uma relação direta do homem com a realidade, mas é mediada por meios que se constituem nas ferramentas auxiliares da atividade humana. A linguagem tem papel de destaque no processo do pensamento. Sermos humanos é mais do que pertencemos a uma espécie de seres com determinada biologia e estrutura corporal: depende da participação em contextos sociais e culturais particulares, onde aprendemos formas de ser e de nos comportamos, assim tornamo-nos humanos através da aprendizagem de formas partilhadas e reconhecíveis de ser e de nos comportarmos. Tudo isto, nos leva a concluir que o papel das interações sociais é fundamental no desenvolvimento humano. (Vygotsky)

Em todo o filme Nell expressa seu pensamento através de uma linguagem própria trazendo a forma para o seu pensamento, baseada nos símbolos que a rodeia e na linguagem da mãe. Todo conhecimento é constituído socialmente, ou seja nas relações humanas, esta teoria tem por base o desenvolvimento do individuo como resultado de processo sócio histórico, com ênfase no papel da linguagem e da aprendizagem, sendo essa teoria considerada, histórico-social.

Cenas em que mostra o desenvolvimento e estágios da linguagem de Nell, inicialmente quando ela está com o Dr. Lovell em sua casa na floresta e ela dá falta da bíblia a qual sua mãe lia para ela, neste momento o Dr. Lovell consegue desvendar algumas palavras e descobre que sua linguagem nada mais é do que a dicção em que sua mãe usava para se comunicar com Nell, outra cena é quando os personagens estão no tribunal decidindo o que fazer da vida de Nell, é quando ela decide se expressar em seu dialeto e o Dr. Lovell serve de intérprete, neste momento fica clara a desenvoltura, a maturidade e a autonomia dela. Com desenvolver de seu contato com a sociedade e sua desenvoltura na cena final do filme, ela aparece no lago cantando e brincando com o filho que o Dr. Lovell veio a ter com a Dra. Paula, sua linguagem estava totalmente desenvolvida e clara, não havendo nenhuma dificuldade mais em se comunicar com as outras pessoas, isso se deu com o relacionamento interpessoal, sócio cultural que passou a viver.

‘’Mulher Selvagem’’. Sim ou não?

Muitos casos de crianças selvagens são conhecidos por elas terem sido criadas longe/privadas de ter contato com outros humanos. Essas crianças tem características próprias, que os diferem de outros humanos, como por exemplo uma linguagem diferente (geralmente são mimicas), ou imitação de sons que ouvem dos animais. A maioria evita também o contato com outros humanos. São raros os que desenvolvem alguma ligação afetiva, manifestam baixo controle emocional e muitas vezes tem ataques de raiva. Nesses momentos de fúria podem acabar machucando outras pessoas ou a si próprias.

No caso de Nell, não pode-se dizer que ela seja uma mulher selvagem.

Pois apesar de não ter contato (de imediato ao perder sua mãe), com outros humanos, ela se desenvolveu tendo contato com sua mãe e sua irmã. Ela não vivia totalmente isolada, pois de noite tinha a liberdade de sair de casa, só não saia de dia por medo. Quando ela foi encontrada pelo doutor, sabia falar e andar como um ser humano normal, apesar de sua fala ser diferente e mais difícil de se entender.

Ela demonstrava emoções, como por exemplo, quando lembrava da sua irmã, e quando passou a ter contato com aquele doutor e a psicóloga.

Por viver em uma floresta, quando é levada para a cidade se mostra totalmente encantada, porém meio perdida. Reage com inocência por nunca ter convivido com tantos outros seres humanos. Com a ajuda do doutor ela começa a desenvolver novas aprendizagens, e se envolver mais com o mundo dos humanos.

Nell não é uma mulher selvagem, é apenas uma humana que se afastou dos padrões de vida social.

Inteligência de Nell

A inteligência de Nell pode ser compreendida como uma inteligência prática que é necessária para tarefas cotidianas. A inteligência prática é considerada por Robert Sternberg como atividade mental voltada para a adaptação proposital, seleção e formação de ambientes relevante para a vida, ou seja, é quão bem um indivíduo lida com mudanças ambientais ao longo dela. O indivíduo produz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com