TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica a Nicomaco - Análise

Por:   •  12/9/2017  •  Dissertação  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Aristóteles estabelece uma reflexão sobre as virtudes, tanto intelectuais como morais, e determina que a natureza nos gera a capacidade de recebê-las e que essa capacidade é aperfeiçoada com o hábito. Logo, aprendemo-las fazendo. O autor também exemplifica com as cidades-estados, quando o povo tem bons legisladores que lhes incutem bons hábitos, tendem a ser bons e dessa mesma maneira diz que as pessoas tendem a serem boas ou más de acordo com seus hábitos e pelos que lhes incutem bons ou maus hábitos. Logo as disposições morais nascem de atividades semelhantes a elas e desta forma devemos estar atentos para com a qualidade dos atos que praticamos.

        Com o decorrer do texto, fica claro que o sentimento que nos sobrevêm aos atos são indicativos de nossas disposições morais. Logo a excelência moral se relaciona com prazer e sofrimento, pois o prazer nos faz praticar as ações e o sofrimento faz com que deixemos de praticá-las. Aristóteles ainda cita Platão, que diz que desde crianças deveríamos ser educados nos deleitarmos e sofrermos com as coisas certas e que esta seria a educação correta.

        Aristóteles divide a alma em três partes: paixões, faculdades e disposições. Assume que a virtude deva fazer parte de uma dessas três espécies de coisas e a descreve como disposição e descreve as disposições como nossa posição em relação às paixões é boa ou má.

        A virtude é, então, uma disposição de caráter relacionada à escolha de ações e paixões e consistente numa mediana que relativa à nós e é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática, salvo exceções que implicam maldade.

        Aristóteles, desta maneira, explicou que virtude é um meio termo entre vícios e falta e que por sua natureza busca a mediana nas paixões e nos atos e que primeiro deve-se escolher por se afastar do que lhe é mais contrário.

        Fica claro, então, pelo exposto, que em todas as coisas o meio termo é digno de ser louvado, mas que algumas vezes devemos nos inclinar ao excesso e outras ao caminho da falta, pois assim chegaremos mais facilmente ao meio termo e ao que é certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com