TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NAS EMPRESAS

Por:   •  9/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.705 Palavras (15 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 15

1. Ética Profissional

1.1 - Conceito

A Ética Profissional está ligada ao dia a dia do profissional na prática das suas atitudes e comportamentos com os outros de acordo com o que visa para si, ou seja, faz parte do caráter da pessoa, como foi a sua infância, quais são os seus princípios e valores, fica muito difícil a sua prática para quem não teve berço.

Todos os profissionais precisam ter ética profissional para não prejudicar as pessoas em sua volta, como também satisfazer as necessidades da empresa e dos clientes, algumas profissões tem o seu próprio estatuto e algumas organizações têm o seu próprio

código de ética para ser seguido independente da vontade dos funcionários, para garantir uma convivência harmônica.

O código de ética é geralmente elaborado pelo RH em conjunto com os representantes das áreas da empresa que forma-se um comitê e com revisão de tempos em tempos de acordo com as necessidades atuais.

Nos dias de hoje faz parte de qualquer profissional integro a prática da ética e isto também já faz parte da exigência das organizações competitivas e transparentes do mercado no currículo de seus futuros funcionários.

1.2- Ética Profissional Individual e no Coletivo

Existem algumas premissas e virtudes para um profissional no âmbito individual dentro da organização, tais como: a lealdade, iniciativa, coragem, honestidade, sigilo, competência, flexível, tolerância, integridade, humildade, responsabilidade, prudência, perseverança, compreensão e imparcialidade. Outra questão é o individuo que somente se preocupa consigo e não pensa nos outros, só o faz quando quer o prejudicar.

A sociedade (o coletivo) é ter sucesso com base na união, dedicação de todos os envolvidos e sair daquele mundinho individualista e de egoísmo, pensar e conviver com os outros não é fácil, é necessário praticar.

2. A Importância do Profissional de RH na Prática da Ética Profissional

É fundamental a prática da ética profissional principalmente nos recursos humanos, pois atuam com pessoas e informações pessoais todos os dias no âmbito de sua profissão fazendo entrevistas, contratações, promoções, avaliações, orientações, folha de pagamento, substituições de funcionários, entre outras

atividades. Para os recursos humanos a ética necessariamente precisa ser um dos seus valores pessoais e não ser considerada uma competência para atuar naquela profissão.

Lógico que o papel da organização precisa ter como objetivo atingir os seus resultados e lucros através de condutas corretas, transparentes trazendo assim força para o profissional de recursos humanos atuarem com força em seu trabalho.

É importante que todos dentro desta organização estejam caminhando para o mesmo objetivo e olhando o futuro da mesma forma, então, a cultura, valores, missão e visão da empresa fazem parte fundamental para que a ética seja praticada em todos os setores e os recursos humanos são os responsáveis por disseminar está prática seja através da comunicação, do conhecimento e ou de atitudes.

O profissional de recursos humanos sendo considerado atualmente como uma posição estratégica dentro das grandes organizações precisa ter ciência desta importância para desempenhar o papel esperado pelos lideres, como também aplicar as práticas da ética.

Uma opção que os recursos humanos podem propor para os lideres da organização é a implantação de um código de ética, onde irá atingir além dos seus funcionários, todos os stakeholders envolvidos em seu meio. Neste código de ética, vai explicar a sua importância, fortalecer a missão da empresa, precisará formar um comitê com os responsáveis das áreas, as condutas aprovadas ou não e advertências para quem não respeitar, isto trará também uma ordem e quem não consegue se adequar acaba se desligando e a companhia consegue seguir com o seu objetivo.

Para Valentim Giansante (2002) um dos problemas ainda existentes no nosso meio empresarial é falta de objetividade com os critérios de avaliação. A área de recursos humanos, que teoricamente deveria ter o poder normativo sobre tal assunto, falha por omissão ou por desconhecimento. A começar dos processos seletivos, geralmente entregues a firmas terceirizadas, que, portanto, ignoram, por completo, o que a empresa de fato precisa e espera do funcionário a ser contratado. Vejam os famosos currículos, que visam pura e tão somente gerar a primeira entrevista, mais que na prática soterram muitos talentos.

Não podemos esquecer também do desempenho dos lideres da organização, neste caso a falta de preparação, ineficiência conduz um trabalho mal feito e insatisfação dos funcionários no local que atuam, é dever do recurso humano identificar estes profissionais e atuarem como agentes de mudanças, conseguindo propor treinamentos e/ou até mesmo substituição destes profissionais.

Possuir conhecimentos, habilidades e atitudes para administrar este cenário novo fazem do profissional de recursos humanos um papel estratégico dentro da organização, tornando-se o mediador de todas estas questões, podendo até implantar uma nova cultura dentro da empresa, envolvendo cada vez mais as pessoas como parceiros de negócio e incentivando este comprometimento mútuo, deixando para trás aquela visão que os recursos humanos é somente operacional e somente traz custo para companhia.

É bom lembrar que o profissional de recursos humanos tem como premissa básica gostar de pessoas, saber lidar com elas,

como também agir de uma maneira integra e coesa.

Para atingir os objetivos e resultados esperados por uma organização nos dias de hoje a ética está ligada mais em nos dar um rumo nas decisões a ser tomada, ela nos leva a fazer um auto-exame do nosso íntimo onde avaliamos nossas atitudes e comportamentos na convivência com as pessoas que estão em nossa volta e reflete em nossa vida tanto no profissional quanto no pessoal.

A sociedade está passando por diversas mudanças e reflete diretamente no mundo organizacional, onde todas as empresas necessariamente precisam acompanhar este novo cenário para continuarem vivas no mercado, os consumidores atuais estão seletivos e buscam cada vez companhias que tem por exemplo preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social isto está fazendo toda a diferença na escolha de suas parcerias.

Segundo Marcelo Ribeiro Rocha (2009) é neste cenário de mudanças que o papel da área de Recursos Humanos (RH) tem sido de fundamental importância. Desmistificar o assunto e disseminar a importância da ética - adotando-a muitas das vezes como um valor institucional - que está relacionada a ações e comportamentos bons de todos os funcionários da organização, alinhando todos os níveis hierárquicos, convocando-os a participarem democraticamente da elaboração e implantação de um código de conduta interno, são formas de comprometer e envolver a organização como um todo, para juntos caminharem em consonância com os ideais, valores e missão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com