TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  8.966 Palavras (36 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 36

1. INTRODUÇÃO

“A sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige-se das empresas uma nova postura que explique suas preocupações com questões sociais (responsabilidade social) e com a ética”. Formen tini e Oliveira (2003)

A responsabilidade social empresarial é um estilo de gestão que olha além de seus próprios interesses e considera que seu sucesso tem relação com o sucesso de seus stakeholders e com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do meio ambiente. Seu objetivo é gerar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental.

Dessa forma,surge um novo conceito, a cidadania corporativa, segundo a qual, assim como o indivíduo ou cidadão tem seus valores, direitos e responsabilidades nas suas relações, a empresa também compartilha de valores, direitos e responsabilidades com todos os seus relacionamentos.

O conceito de responsabilidade está relacionado ao fato de o indivíduo assumir as consequências de seus atos, reconhecendo-se como autor deles, sejam positivos ou negativos. Uma empresa é, basicamente, uma rede de diálogos; sua estrutura é constituída por promessas, através das quais tarefas e responsabilidades são distribuídas, decisões são compartilhadas e trabalhos delegados, partindo de contatos e relacionamentos. A organização com uma gestão socialmente responsável é aquela que assume as consequências de seus atos em todos os seus relacionamentos e se preocupa em antever as consequências sociais que poderão ocorrer desses atos.

A empresa, em sua razão de ser, está comprometida com a busca de melhores resultados, que não serão alcançados sem o parâmetro de um conjunto de valores éticos. Definidos os fins específicos da atividade organizacional, é importante definir os meios adequados e os valores que serão incorporados na atividade e identificar quais são os valores éticos da sociedade na qual está inserida a organização e quais os direitos que essa sociedade reconhece às pessoas.

Para complementar a aula, será utilizada uma publicação do Instituto Ethos, (www.ethos.org.br): “Reflexão 4 – A ética nas organizações”, que pode ser baixada pelo link <http:// www.uniethos.org.br/Uniethos/Documents/reflexao_04.pdf>.

Para entendermos o desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas, vamos utilizar o capítulo “Aspectos históricos” do texto. Nesse capítulo, o autor apresenta as publicações a partir dos anos 60 que derivam dos valores éticos das “antigas classes médias dos Estados Unidos”, que durante mais de quarenta anos se mantiveram na defensiva. E esses valores derivados da tradição cristã incluem a honradez, a laboriosidade, o altruísmo, a mentalidade cívica, a prática religiosa e o auto controle ou a disciplina pessoal.

Apresenta também outro artigo de 1969, “Toward professionalism in business management”, de Kenneth Andrews, que defende sua tese de que a direção de negócios só será profissional quando “aceitar um código ético independente e que se encontre acima do mando máximo da empresa, de tal modo que o diretor deva respeitá-lo de maneira absoluta”.

Outro ponto importante na história da responsabilidade social foi a abertura pelos jesuítas de um centro de reflexão para os banqueiros e os bolsistas católicos em 1980, em Wall Street, que desencadeou, cinco anos mais tarde, mais de quinhentos cursos nas escolas de administração. A partir do outono de 1988, ética nos negócios é matéria obrigatória para todos os estudantes de administração de empresas.

Ao mesmo tempo, na década de 80, as escolas de administração da Inglaterra e da Europa também incluíram a disciplina de ética nos negócios. Congressos e pesquisas são desenvolvidos. Entre 1989 e 1990, o Instituto da Empresa reúne diversas associações para uma reflexão acerca dos problemas éticos.

No Brasil, não há uma literatura disponível que permita traçar o desenvolvimento histórico e o atual estado em que se encontra o interesse pela ética nos negócios, mas a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas conta com um Centro de Ética nos Negócios que, no início do segundo semestre de 1998, promoveu o Primeiro Congresso de Negócios, Economia e Ética na América. Nesse sentido, “também faz-se oportuno evidenciar afirmação de Srour considerando que a maioria dos empresários brasileiros ainda confunde ética e legalidade pensando que ‘para ser ético, basta não ser pego’ Isto parece colocar o país em posição distinta da descrita no cenário mundial”.

Os códigos corporativos de conduta marcam a discussão ética dos anos 70. Isso ocorre em resposta aos escândalos internacionais, como Watergate, e em consequência dos movimentos em defesa dos direitos dos consumidores, em franco crescimento. Esses códigos voltam-se contra as práticas danosas e/ou enganosas nas propagandas, embalagens e rotulagens dos produtos.

Duas fases dividem os anos 80. Na primeira metade dessa década, a ética nas empresas é caracterizada pela preocupação com a responsabilidade institucional. Na segunda, a capacidade moral dos indivíduos ganha destaque. Os valores pessoais de um administrador tornam-se uma questão essencial para a empresa.

Em uma pesquisa realizada em 1989 pela Korn/Ferry e pela Columbia University Graduate School of Business, com mais de 1.500 executivos de vinte países, a ética pessoal é classificada como a característica primordial para o presidente da empresa ideal no ano 2000.

O foco de atenção da ética nos negócios, nos anos 90, está centrado em como obter e manter a excelência. Dentro do contexto competitivo e das grandes mudanças, característico da maior parte dos setores da atividade empresarial, busca-se um conjunto de premissas gerenciais que estimulem a integridade pessoal e possibilitem fazer frente ao mercado econômico. Ganha evidência a ideia de que os administradores tomam decisões com implicações éticas, pois a maioria das atividades empresariais tem impacto sobre outras pessoas além daquelas diretamente envolvidas, ficando assim sujeitas a uma avaliação das consequências de benefício ou malefício originadas para todas as contrapartes. As questões éticas básicas devem fazer parte do cálculo para a solução dos problemas enfrentados no cotidiano gerencial de uma organização, pois quem decide faz escolhas entre diferentes cursos de ação e deflagra consequências.

Como pudemos ver neste capítulo, a partir dos anos 40 as questões éticas envolvendo as empresas já estavam sendo questionadas, principalmente na relação com os empregados. Essa reflexão se deve às consequências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com