TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Corporativa - Gestão de negócios sustentáveis

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

TRABALHO BASEADO NO CAPÍTULO 2 – ÉTICA CORPORATIVA NO CONTEXTO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE NEGÓCIOS

RENATO OLIVEIRA DE CAMPOS –A56883618

TEGEEN T62 (UNIDADE PAULISTA)

1 – Detalhe quais as ideias centrais do autor neste capítulo (mínimo de três parágrafos).

R – O capítulo é muito bem estruturado em suas ideias, pois se inicia com uma pergunta difícil de aceitar, ou pelo menos deveria ser.

Os seres humanos em geral, brasileiros em particular, não estariam irremediavelmente condenados a criar mecanismos de trapaça quando se trata do ganho financeiro?

Acredito que este tapa na cara é a pedra angular e traz o ritmo do capitulo, pois as decisões nas empresas são tomadas por pessoas que são cobradas por resultado financeiros/lucros em um cenário cada dia mais competitivo e a falta de cobrança por questões sustentáveis geram um despreparo em lidar com estas questões. Que é vital para a sustentabilidade da empresa evitar qualquer comportamento não virtuoso, pois uma severa penalidade destroe o caixa da empresa e abala definitivamente a confiança dos stakeholders.  

2- Da leitura qual ou quais ideias chamaram a sua atenção?

R - Gostei de alguns pontos apresentados neste capítulo 2, seguem eles:

- A ética empresarial apresentada como uma estratégica de marketing e comunicação utilizada pelas empresas, mas sem nenhuma relação com a moral. Uma empresa não tem moral nem deveres, apenas interesses e obrigações, contabilidade e clientes, objetivos e balanços;

- É muito irresponsável pensar na ideia de não misturar ética com negócios, pois algumas empresas que não gozam de situações economicamente/financeira sadia ou muito abaixo dos resultados dos seus concorrentes diretos, todos os esforços na direção de uma gestão sustentavelmente ética são colocados em segundo plano ou finalizados;

- Outra interessante ideia seria o fato de ser muito contraditório pensar que o lucro ou o maior valor agregado deva ser alcançado somente através de excelentes negociações com clientes que devem ser conquistados a qualquer custo. Pois este a qualquer custo pode a médio ou longo prazo gerar perdas enormes, consumindo até totalmente o lucro passado que foi capitalizado e esta atualmente registrada como ativos da empresa.

3 – Que lição prática você leva para sua vida profissional da leitura feita?

R – Que tenho que ajudar o famoso “pacto social” e ajudar a mudar a nossa sociedade. Estamos passando um momento especial com a divulgação diária de subornos e corrupção e não posso não contribuir para uma sociedade melhor, mesmo que for para os meus filhos.

Como Controller eu já tenho pratica em analisar comprovantes de despesas superfaturadas por colaboradores, fornecedores com preços acima do mercado, descontos acima de um % médio para determinados clientes etc....Mas a ideia de que estou no caminho certo e que mesmo levantando certas situações , estas “situações” são mantidas para um bem maior , ou seja, a máxima que o cliente paga meu salário e que devo tampar um olho para algumas questões.

Ainda sim a questão do resultado ou mesmo as metas para pagamento de bônus dos diretores são mais importantes do que a sustentabilidade da empresa. O problema é ser omisso e talvez se tornar conveniente com estas situações. Mesmo sabendo que não seremos 100% virtuosos, seremos pegos em situações onde os costumes coletivos serão ainda comuns e ainda temos vícios, uma leitura destas renova seu animo e com certeza é muito mais interessante que a tonelada de lixo descartável que recebo todo dia no celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com