TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Seminário: Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Etica.

A ética vai além da moral, analisando-a, pois "a ética... como uma reflexão histórica, critica, radical de totalidade, que tem por natureza apreender o significado e os fundamentos da moral (enquanto dimensão da vida social regida por normas, deveres, princípios e valores referidos ao que socialmente é considerado bom ou mau), indagando sobre a relação entre moral e liberdade, valor ético fundamental...”

O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não

aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio-histórico,

possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida

pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes

quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.

A ética é definida como uma capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetivá-las concretamente na vida social, isto é, ser livre. Tratada como mediação entre as esferas e dimensões na vida social, e atividade emancipadora, a ética é situada em suas várias formas e expressão.

A ética profissional é tomada em suas particularidades, como expressão: de um ethos sociocultural e profissional, da moralidade profissional, de suas bases teóricas e filosóficas, do produto concreto de sua prática, de sua normatização. Tais particularidades são situadas na relação entre as demandas ético-políticas e as suas respostas, e cada momento histórico.

A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; responde à necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e a convivência social. Possibilita que os indivíduos adquiriam um “senso” moral.

O senso moral ou moralidade é uma medida para julgar se os indivíduos estão socializados. Por isso, a moral tem uma função integradora. Estabelece uma mediação de valor entre o indivíduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua consciência e sua prática.

Ontologicamente considerada, a moral é uma relação entre o indivíduo singular e as exigências genérico-sociais.

Considerada em seus fundamentos ontológicos, a moral é parte da práxis interativa. Sob esta perspectiva, contém uma série de potencialidades emancipadoras. Porém, tais potencialidades, em determinadas condições sociais, podem ser direcionadas para seu oposto.

A moral é parte fundamental da vida cotidiana. É preciso distinguir consciência e subjetividade no âmbito da cotidianidade, os valores morais tendem a ser interiorizados acriticamente.

Na sociedade de classes, a moral cumpre uma função ideológica precisa: contribui para uma integração social viabilizadora de necessidades privadas, alheias e estranhas às capacidades emancipadoras do homem. Nessas condições as “escolhas” são direcionadas por determinantes ideológicos coercitivos, voltados a dominação; nem sempre são propiciadoras da liberdade.

Para que a ética se realize como saber ontológico é preciso que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com