TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional - Robert Srour Cap

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

 

 

 

 

 

 

 

 

TRABALHO 2

DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL

 

 

 

 

 

Maria Luiza Corrêa Figueiredo

PRO-112

 

 

 

 

 

 

 

 

JOINVILLE

2020

  1. Por que cada vez mais as questões éticas estão relacionadas ao mundo dos negócios?

Pois questão imorais e não éticas não são mais encobertas e toleradas, visto que há uma mídia investigativa. Além disso, os clientes que desejam usufruir de alguma mercadoria de determinada empresa asseguram-se que a mesma não esteja envolvida com fraudes e atos irresponsáveis. Tendo isso em vista, quando um escândalo vem à tona, os custos estão logo atrás – multas, baixa moral, dificuldade de recrutamento, perda da confiabilidade. Por isso que as empresas procuram cada vez mais pautas de orientação e de resolução de conflitos: a moral organizacional virou chave para a sobrevivência das empresas.

  1. O que é ética da convicção e ética da responsabilidade?

A ética da convicção é baseada em extremos, isto é, não há meio termo. Tal ética é pautada por valores e normas estabelecidos com antecedência, cujo primeiro efeito consiste em moldar as ações que serão praticadas. Dessa forma, não existem mais dilemas ou questionamentos, só ações a serem feitas. Já a ética da responsabilidade é pautada em responder pelas consequências previsíveis de nossos atos. Os agentes avaliam os efeitos positivos que determinada ação gerará para a coletividade e as possíveis “baixas” seriam “dos males, o menor”.

  1. Em relação à adolescente grávida como cada um dos pais orienta suas decisões?

O pai da menina sente empatia, cogita todas as opções que possui, e tem dificuldade em tomar uma decisão, porque por mais que queira ajudar a filha, tem medo do que seu veredito acarretará, mas apesar de tudo isso, apoia sua filha e tenta a ajudar. A mãe, por outro lado, não hesita em discordar sobre o pedido, visto que possui uma moral totalmente católica, que demoniza o aborto.

  1. Em relação à ética da convicção e suas vertentes do princípio e da esperança, explique como se comportou o cônsul português Aristides de Sousa Mendes (pg. 51).

O cônsul português agiu de acordo com a vertente da esperança, pois deixou de lado suas obrigações com o governo (vertente do princípio) e decidiu ajudar aqueles que necessitavam, o que pode ser visto como um ideal utópico, visando um mundo melhor.

  1. O que é ética da convicção vertente do princípio e ética da convicção vertente da esperança?

A ética da convicção vertente do princípio é aquela que independente da situação você deve agir de acordo com as regras, em outras palavras, não há outra opção além do cumprimento das normas e regras pré-estabelecidas. Já a ética da convicção vertente da esperança é pautada em ideais, moldada por uma fé com capacidade de ultrapassar os limites do óbvio. É aquela que permite o indivíduo sonhar com um mundo melhor.

  1. A ética da responsabilidade não converte princípios ou ideais em práticas do cotidiano, tal como faz a ética da convicção, nem aplica normas ou crenças previamente estipuladas, independentemente dos impactos que possam ocasionar. Como procede então?

As situações concretas são analisadas e as repercussões de determinada ação antecipadas. Dentre as opções apresentadas, aquela que presumivelmente traz maiores benefícios à coletividade acaba sendo adotada. Ou seja, ganha legitimidade a ação que produz um bem maior ou evita um mal maior.

  1. O que é ética da responsabilidade vertente utilitarista e ética da responsabilidade vertente da finalidade?

A ética da responsabilidade vertente utilitarista exige que as ações produzam o máximo de bem para o maior número de pessoas, isto é, que haja uma combinação da mais intensa felicidade possível com o maior contingente populacional. Já a ética da responsabilidade vertente da finalidade determina que a bondade dos fins justifica as ações empreendidas e supõe que serão tomadas todas as medidas necessárias para que aconteça. É o famoso “custe o que custar”.

  1. No romance de William Styron A Escolha de Sofia (pg. 56) como a personagem pautou sua decisão do ponto de vista do enquadramento ético? E você como procederias diante de tal dilema?

Sofia utilizou da ética da responsabilidade ao tomar a decisão. Ela analisou qual seria o custo para aceitar a proposta do guarda e decidiu que dos males seria o menor – se enquadrando na vertente da finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com