TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética: Tecnologia, Informática e Sociedade (Exercicio)

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Qual a moral da tecnologia?

Entendendo que moral é um grupo de regras que um grupo estabelece para poder conviver de forma previsível, a moral existe na tecnologia a partir do momento que é esperado que tal grupo utilize a tecnologia de forma íntegra e correta. Sendo assim, a moral seria utilizar a tecnologia para o bem do ser humano e não contra o ser humano.

2 - Existe ética na informática?

A ética, assim como em qualquer campo além da informática, irá ou não existir dependendo do grupo que está inserido no campo. Exemplificando no caso da informática, uma empresa (ou um grupo de pessoas) podem utilizar de informações de usuários de uma forma anti-ética (Como por exemplo vender essas informações) ou pode seguir de forma ética e preservar com segurança os dados de cada usuário.

Sendo assim, pode ou não existir ética na informática, isso dependerá de quem está por trás da utilização dos conhecimentos deste campo

3 - A tecnologia é neutra?

A tecnologia pode ser considerada neutra. Muitas vezes, tecnologias são pensadas para serem utilizadas de uma maneira boa, o problema é que algumas pessoas conseguem enxergar potencial para utilizar essas tecnologias de uma maneira ruim.

Pensando no caso da informática, podemos utilizar como exemplo a internet. A internet foi concebida para que informações tivessem seu acesso facilitado para um grande número de pessoas. Um bom exemplo disso é a wikipedia, que de forma colaborativa, juntou uma gigantesca parcela de todo conhecimento da humanidade em um só lugar. Na contramão, algumas pessoas enxergaram que ao invés de compartilhar conhecimento, poderiam compartilhar materiais de pedofilia na internet.

Com isso, podemos afirmar que tecnologias normalmente são neutras. Contudo, a forma que as pessoas utilizarão essas tecnologias não é neutra.2

4 - Pra que serve então honestidade, dignidade, generosidade, enfim essas coisas que não dão dinheiro?

Honestidade, dignidade e generosidade são características básicas para que exista um bom convívio em sociedade e para que esta sociedade prospere. A falta dessas características em uma pessoa, causa mal a ela mesma e incontáveis pessoas ao seu redor; faz com que a pessoa tome decisões que podem ter proporções negativas catastróficas.

Uma sociedade, em seu mais puro significado, consegue viver sem uma moeda, contudo, uma sociedade com seres desonestos, indignos e gananciosos está fadada ao fracasso. Uma pessoa sem honestidade, dignidade e generosidade, perde grande parte de sua humanidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com