TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética a reflexão sobre o comportamento, a moral e o comportamento de cada indivíduo em seu meio

Pesquisas Acadêmicas: Ética a reflexão sobre o comportamento, a moral e o comportamento de cada indivíduo em seu meio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

CONCEITO DE ÉTICA

A palavra ética vem do grego “Ethikós”, que significa modo de ser, parte da filosofia que trata do comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, diferentemente da moral a ética esta mais preocupa em detectar princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia sobre os meios de alcançá-las.

A ética filosófica reflete sobre valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revela em códigos de ética profissionais, políticas ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais diferentemente da moral a ética trata-se de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, validos considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais.

É atribuído a ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. Configura a união de um sujeito e seus valores, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas intrinsecamente ligadas.

ÉTICA SEGUNDO ARISTÓTELES

O comportamento ético é o que se considera prudente, porém uma questão central que a moral e a ética tratam, é muito difícil de responder, é “como devo agir como os outros”.

“(...) os homens tornam-se arquitetos construindo tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos”. (Aristóteles, II).

Segundo Aristóteles, a ética serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra.

E é em toda interação na dinâmica do convívio social que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos.

Aristóteles acreditava que o exagero é o motivador para a criação de conflitos com os outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social.

Segundo nosso pensador, esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não esta correlata da com os prazeres nem implica nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mais numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. O homem dotado de prudência e habituado ao exercício de tal, encontra no justo meio entre os extremos dos seus atos e decisões a virtude.

“A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforma a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta”. (Aristóteles, VI).

A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

Ao realizar a leitura do CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR e compará-lo a ÉTICA ARISTOTÉLICA, parece existir um paralelo entre ética profissional, ética Aristotélica;

Do ponto de vista empresarial a ética faz parte de um processo de construção de uma empresa, dando fundamentos e criando idéias para uma realização individual e profissional, no entanto ao voltarmos para o mundo capitalista tudo parece utopia apenas “um conto de fadas”.

Aristóteles: O comportamento ético é um ato de agir de decidir e de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. O que não acontece nos dias atuais.

Vivemos em uma sociedade desigual e voltada aos interesses pessoais, ética do eu, ética do meu; Não respeitando os limites e as limitações dos indivíduos e da sociedade, suas crenças e seus valores culturais.

Embora o meio empresarial tenha se comprometido com questões de éticas, responsabilidade social, sustentabilidade, balanço social e empresa cidadã, isso de fato vem acontecendo ainda de maneira remota, e, são poucas as empresas que se comprometem com um trabalho digno para o bem dos indivíduos e da sociedade.

Existem meios pelos quais devemos e podemos fazer do modo correto, existe o código de ética empresarial, um instrumento regulador que apresenta as normas e condutas de cada profissão em meio à sociedade, mais o ser humano de modo geral, devido a globalização, vem sofrendo uma mutação, em seu modo de viver em sociedade, e torna se comum o descumprimento das leis, normas e regimentos, havendo um inversão de valores, daquilo que é digno e correto para o corrupto e imoral.

Têm que haver uma conscientização de cada indivíduo, como pessoa, um despertar e um agir para àquilo que é virtuoso, ou seja, atitudes de transformação do seu modo de agir, decidir e fazer.

Isso depende de cada um, como ser humano, querer mudança, voltar aos princípios e valores, desejar ter uma sociedade mais digna e justa, trazendo resultados virtuosos para o bem de todos, buscando o objetivo comum, que é a felicidade.

Sinopse

O personagem Ryan (vivido por George Clooney) é um executivo que ganha a vida demitindo pessoas. Em meio à crise vivida nos Estados Unidos, sua história é vivenciada em aeroportos, hotéis e relacionamentos sem compromisso.

Ryan acredita ter a vida perfeita, sem envolvimentos mais profundos. Ele trata suas demissões de maneira simples e objetiva, sempre confortando as pessoas, tentando mostrar que aquele momento pode ser a chance de mudar a vida de cada um.

Com a chegada da novata Nathalie na empresa, (personagem vivida por Anna Kendrick) e sua proposta de cortar as despesas de viagens, introduzindo um novo meio de demissão, através de videoconferência Rayn vê sua vida mudar, pois para ele aquele mundo não existe. Sua vida é voar pelo mundo e juntar milhas.

O personagem Ryan, manteve a ética no momento em que foi convocado para treinar a novata Nathalie.

Mesmo sabendo que este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com