TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional no filme "Amor sem pesos"

Projeto de pesquisa: Ética profissional no filme "Amor sem pesos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO:

Neste trabalho explana-se sobre as características do trabalho na atualidade, usando como matéria-prima as experiências vividas pela personagem central do filme “Amor sem escalas” (2009), verificando as transformações no perfil do trabalhador frente às intensas exigências das organizações o que faz com que o foco principal de vida das pessoas seja voltado em primeiro lugar para a vida profissional, deixando em segundo plano aspectos da vida pessoal.

Discute-se também sobre as questões éticas inerentes a esses comportamentos, num panorama em que o profissional adota, muita vezes, práticas cruéis que lhe são impostas, não percebendo que isto traz à sua vida cultura ao individualismo, desumanização e perda de identidade.

Jundiaí - SP

Junho/2013

SUMÁRIO

1. Introdução (Ética e Administração)

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1. Sinopse do filme

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

2.2.1. Ética nas demissões

2.2.2. Ética pessoal

2.2.3. Ética nas relações empresa /funcionário

2.2.4. Ética e a administração

2.2.5. Ética e responsabilidades pessoais

3. Conclusão

4. Referências bibliográficas

1. Introdução (Ética e Administração)

"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)

As empresas, conhecidas também como organizações necessitam de pessoas contratadas para dar seguimento aos seus processos a que se destinam e alcançar seus objetivos. É unindo as forças individuais com objetivos comuns que as organizações conseguem produzir e se solidificar.

Considerando que as empresas são feitas de pessoas, tem-se que para um bom desenvolvimento do convívio social, condutas morais e princípios éticos são necessários, levando naturalmente a relações harmoniosas e um bom desenvolvimento profissional. A ética aparece como busca da satisfação individual conduzindo ao desenvolvimento comum.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes.( FERREIRA, ADRIANO RODRIGUES, 2008)

Nessa ótica os Códigos de Ética Profissionais são criados com o fim de propor princípios éticos orientando a conduta dos indivíduos nas organizações, visto que a ética se faz necessária para a interação no meio social, e assim também se faz primordial na condução das relações profissionais e empresariais.

No Brasil, especialmente, em virtude das bruscas modificações no comportamento dos cidadãos, como também em suas crenças e valores culturais, vivemos grande crise moral e ética, haja visto os escândalos na política, a utilização de verbas públicas para interesse particular, sem esquecer do cidadão que, se dizendo indignado com a corrupção dos políticos, não respeita faixas de pedestres, nem as vagas para deficientes nos estacionamentos, mostrando que o brasileiro, em geral, não manifesta vontade natural de seguir a conduta ética ou leis estabelecidas, mas sim, as segue tendo como motivador o medo de sansões punitivas por desvios de conduta.

Assim representa um grande desafio tratar a ética nas relações humanas no trabalho no Brasil, cabendo às empresas, aos governos, às organizações em geral, trabalhar nas pessoas a motivação para agir pelo bem comum, no intuito de incentivá-las a abdicar da moral oportunista do “jeitinho brasileiro” que privilegia o interesse individual sem se importar com os outros, ajudando a sociedade brasileira a se desfazer dessa imagem negativa de sociedade corrupta.

Também como já foi notado pelas empresas brasileiras, públicas ou não, a ética é necessária para que seja vista pelo mercado com uma visão mais positiva, propiciando aceitação social e desenvolvimento. Nessa ótica as empresas passaram a tratar com mais atenção a responsabilidade social e ambiental, extravasando seus limites e gerando comprometimento com o futuro da coletividade.

A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é "(...) o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)". (MOREIRA, 1999)

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1. Sinopse do filme

Trata da história de um executivo, Ryan Binghan, que viaja pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos. Ele trabalha numa empresa de Outplacement (empresas contratadas para agilizar e tentar humanizar os sistemas de demissão).

Apesar das características de seu trabalho (não é agradável demitir pessoas) ele não está insatisfeito com sua vida. A vida dele é focada na rotina do trabalho e uma das motivações é acumular milhas, em virtude das inúmeras viagens que faz, atingindo um número de milhas que poucas pessoas conseguiram. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa, sua vida é estar em trânsito para atender aos compromissos profissionais.

Ele faz um estilo “descartável”, sem envolvimentos na vida pessoal. Ainda usa seu estilo de vida para subsidiar o conteúdo das palestras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com