TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPIZAÇÃO DO CERRADO E O IMPACTO NO AQUÍFERO GUARANI

Por:   •  4/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

GABRIELLY GONÇALVES FERREIRA

A ANTROPIZAÇÃO DO CERRADO E O IMPACTO NO AQUIFERO GUARANI

UBERLÂNDIA

2018


Tema de pesquisa - Efeito do desmatamento do Cerrado

O cerrado apesar de sua grande importância para o Brasil possui menos visibilidade do que a Amazônia, dificultando a preservação deste bioma, que por sua vez, é reconhecido por ser a mais importante fonte de água para o país. (FERNANDES; PESSÔA, 2011, p. 19)

Sua ocupação teve inicio no período de mineração e do garimpo, o que acelerou o processo de devastação da vegetação nativa dando inicio a poluição dos cursos d’agua, do ar, sonora e erosão do solo (FERNANDES; PESSÔA, 2011, p. 27). Este processo foi mais intensificado com projetos governamentais que incentivava a ocupação do cerrado, sendo um escape para as leis de conservação da Amazônia principalmente no regime militar, (Lei nº 4771/65) e no governo de Getúlio Vargas. (FERNANDES; PESSÔA, 2011, p. 24)

No novo Código florestal (Lei nº 12.651/12 Art. 12), a desvalorização do cerrado ainda está nítida, pois estabelece a preservação de 35% da área de cerrado, sendo que para Amazônia a preservação é de 80% da sua vegetação nativa, quando se estabelece um imóvel rural nestas regiões. O processo de modernização da agricultura e agropecuária aumentou a ocupação humana do bioma agravando a antropização do bioma e prejudicando a fauna e a vegetação xerófila do cerrado. (FERNANDES; PESSÔA, 2011, p. 25)

Assim, diante deste desenvolvimento acelerado, a sociedade que habita esta região deve tomar medidas necessárias para diminuir a interferência antrópica que vem ocorrendo sobre o cerrado. Caso contrário, dificilmente haverá alguma expectativa deste bioma no local num futuro mais próximo” (FERNANDES; PESSOA, 2011, p. 21)

O desmatamento legal é o maior fator responsável para a perda da vegetação nativa do Cerrado. Metade da sua vegetação original (100 milhões de hectares) foi eliminada para abrir espaços à agricultura, pecuária extensiva, geração de energia e infraestrutura. (PIRES, 2000, p. 112)

O tema gera um amplo campo de pesquisa para o geógrafo, desde entender a mudança geopolítica que gerou a migração para o centro do Brasil nesse período e também conhecer mais profundamente os impactos da mineração para a nova população que ocupou a área do cerrado.

Problema de pesquisa – Como a destruição e a diminuição da vegetação nativa do cerrado atingem o aquífero Guarani?

A ocupação do cerrado teve um impulsionamento também nos anos 70 por conta de sua localização geográfica e de fatores como: clima e chuvas definidas e regulares e terrenos planos. A pesar de não ser um solo rico, as tecnologias e investimento do governo fizeram com que houvesse possibilidades de fazer correções no solo com produtos químicos. (PIRES, 2000, p. 112)

“Aliada a tais fatores, a opção pelo cerrado esteve condicionada também pelo fato de que órgãos governamentais de planejamento viam-no como alternativa à ocupação da Amazônia, que naquela época já encontrava clamores nos discursos ambientalistas nacionais e internacionais.” (PIRES, 2000, p. 112)

Para melhor fertilidade do solo, também é posto dejetos de animais gerados da atividade agropecuária. Esta ação agrega diminui o impacto ambiental causado por esta atividade valor solo, porém estas correções fazem com que mude a estrutura do solo perdendo a sua maior característica: De armazenagem de água, que abastece os aquíferos, dentre eles, o Guarani situado em grande parte em regiões de maior índice de atividade agropecuárias, sendo elas: SP, MG, MT, MS, PR. (RESENDE, T. M. et al., 2012, p. 183)

“A conversão para áreas de pastagens e culturas (milho e cana-de-açúcar) diminuiu a macroporosidade e porosidade total e aumentou a densidade do solo. Essa conversão também influenciou o estado de agregação do solo, avaliado pelo aumento da dispersão da fração argila.” (RESENDE, T. M. et al., 2012, p. 179)

Desta maneira, espera-se entender a gravidade que estas atividades econômicas causam no segundo maior aquífero do mundo, e o porquê de não haver mais projetos de leis que protegem o cerrado devido a sua grande importância para o Brasil.

Objetivo geral:

  • Compreender se o impacto causado pelo desmatamento das áreas do cerrado possui associação com a diminuição do abastecimento do aquífero Guarani.

Objetivos específicos:

  • Avaliar a fisiologia da vegetação do cerrado;
  • Analisar a formação rochosa do cerrado;
  • Verificar uma possível intervenção politica para a ocupação do cerrado.

Hipótese

A atividade agropecuária e a mineração são provavelmente as causadoras da devastação da vegetação nativa do cerrado que consequentemente protege o Aquífero Guarani.

Pressupostos Teóricos e Procedimentos Metodológicos

Durante a pesquisa, serão usados artigos        que abrange diversos assuntos relacionados ao cerrado, desde a avaliação física do solo até as atividades econômicas estabelecidas no bioma e dados de monitoramento ambiental de instituições que possui apoio do ministério do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (715.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com