TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE GEOPROCESSAMENTO – RESUMO DE PALESTRA

Por:   •  23/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS — UNIMONTES
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS — CCH
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO
PROFESSOR: JOÃO PAULO SENA SOUZA


  ATIVIDADE GEOPROCESSAMENTO – RESUMO DE PALESTRA


PIRAPORA – MG
OUTUBRO/2020

Palestra – População e Meio Ambiente, o uso das Geo-tecnologias no combate aos impactos ambientais.

Consultor Ambiental: Eduardo Gomes de Assis. Ambientalista, montanhista e espeleólogo, mora em Montes Claros, um dos fundadores da unidade de conservação do Parque Lapa Grande em Montes Claros, membro do Instituto.

A Serra do Mel, também conhecida como Serra da Sapucaia ou do Ibituruna é nossa feição orográfica mais característica, sendo citada como  motivo principal da denominação histórica de Montes Claros, A Serra Cinza, e clara na seca ao longo do vale outrora verde do Rio Vieiras, se destacava na paisagem e se destacava no horizonte oeste, a partir da visão de bandeirantes e tropeiros que vinham descendo a Serra do Espinhaço na região de Juramento, vindos de Itacambira.

Entre as características naturais, se distribui paralela à área urbana, quase no sentido Norte-Sul, assentada sobre rochas calcarias. É predominantemente Mata Atlantica mata seca caducifolia e semi-caducifolia, existem vales profundo com destaque aos Rio Lapa Grande e Rio Vieiras.

A Serra, como componente a paisagem rural de várias propriedades, até meados da década de 1970 era praticamente toda ocupada por pastos, que não avançavam apenas nas áreas rochosas e muito íngremes, nessa época o uso do fogo era feito para forçar a rebrota, uma prática comum e a serra ardia em chamas durante muitos dias como relatam os moradores tradicionais.

Nesse contexto, os danos a flora e fauna também são consideráveis, principalmente com as queimadas e na atualidade, a função rural tem perdido espaço para a ocupação de moradias, sendo essa hoje a atividade de maior impacto para a vegetação (supressão e fogo) para o solo e os recursos hídricos (capatção por poços tubulares e poluição por esgoto de fossas negras).

O uso da região a Serra com atividades de laser, também tem representado danos, principalmente no solo. Especificamente as atividades off-roads (Motos e veículos) tem significado a evolução e diversos processos erosivos em estradas, trilhas e até mesmo dentro de cursos de água.

Então é necessário o uso das ferramentas de geo-tecnologias no monitoramento, pois as tecnologias de GPS, e de imagens de satélite, principalmente do sistema Google Earth e mais recentemente de outras plataformas como o MAP, Biomas, Copernicus (NASA) e Land Viewer EOS ficou mais fácil visualizar as mudanças e avanços da degradação.

Todas as atividades de combate ao fogo também são mapeadas por aplicativos FPS, assim tem-se melhores resultados e estratégias de ação para combater o fogo nas queimadas, e o Drone é a grande chave para evitar os impactos na serra, são capazes de identificar imediatamente as queimadas e para onde o curso do fogo está indo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com