TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Populacional

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

  JOVANIA ROBERTA LAHASS PAGUNG [pic 1][pic 2]

RA: 1142592

ANÁLISE POPULACIONAL

VITÓRIA

2015

Descrição da atividade

1) Pesquise quais foram os principais teóricos demográficos e descreva as suas teorias. Procure relacionar os aspectos com os estudos geográficos (lembre-se de que cópias da internet não serão aceitas).

Thomas Robert Malthus (1766-1834), economista, demógrafo inglês e criador da teoria “Malthusianismo”, que relacionava o crescimento da população com a fome, nessa teoria ele afirmava que com o crescimento acentuado da população iria gerar uma grave crise “a fome”, já que a agricultura realizada era rudimentar e assim, não iria conseguir supriras necessidades humanas e para se evitar essa situação seria necessário realizar medidas para evitar o aumento da população, como a proibição de ter filhos. Mas graças à revolução industrial, sua previsão não aconteceu, pois a partir do processo de industrialização, a produção agrícola cresceu em larga escala, através do uso das máquinas e novas tecnologias.

Malthus foi um dos primeiros pesquisadores a analisar dados demográficos (crescimento da população), com dados econômicos (falta de produtos agrícolas).

Karl Heinrich Marx (1818-1883) economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Em sua teoria ele afirma que o problema da fome não está relacionado à falta de alimentos e sim á concentração de riquezas, ou seja, está relacionado à crise econômica. Segundo Rodolfo Alves Pena nessa teoria, afirma-se que o problema da fome e da miséria no mundo [...]. Esses problemas, na verdade, seriam causados pela má distribuição de renda e do acesso aos bens de consumo. Em outras palavras, para os reformistas, a questão é a desigualdade econômica, e não a falta de recursos.

Para Marx, é possível reverter o problema da fome e da miséria, através de políticas, para que as pessoas mais pobres tenham acesso à melhores condições de vida, melhor educação, saúde entre outros, tendo assim condições de melhores condições de vida e, principalmente criar medidas para se evitar que os ricos cada vez fiquem mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Ele analisou os seguintes dados demográficos: crescimento da populaçãoe concentração de renda (pobreza).

Alfred James Lotka (1880-1949). Especializado em estatísticas, é considerado o fundador da demografia matemáticaEle estudou a evolução das populações e estabeleceu várias relações entre as variáveis dinâmicas de uma população, como natalidade, mortalidade e fertilidade.

Segundo o material de estudo, Louis Henry (1911-1991) é considerado o pai da Demografia Histórica. Desenvolveu métodos mais avançados, para retirar dados de registros, bem como regras para corrigir erros e indicar quais histórias de família poderiam ser usados ​​para diferentes tipos de análise estatística, também é responsável pelo conceito de fertilidade natural, que se tornou importante para os demógrafos entenderem a ideia de controle da fertilidade.

2) Leia o texto a seguir:

•CAMARANO, A. A. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Texto para discussão – IPEA. Rio de Janeiro, n. 858, 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.

3) Em seguida, elabore um resumo e uma conclusão.

O assunto sobre o envelhecimento da população é bem recente no Brasil. Os primeiros estudos surgiram através das análises demográficas da queda da fecundidade.

Em um primeiro momento a preocupação com o envelhecimento da população foi somente nos impactos que essa situação iria causar na previdência social, ou seja, gerar altos gastos a previdência, mas não só a este órgão, mas ao governo também, principalmente com a saúde, pois pensando na lógica, o idoso gasta muito e produz pouco.

Mais recentemente, as condições de vida da população idosa brasileira passaram também a ser alvo de estudos, pois quando os idosos usufruem de melhores condições de vida, consequentemente, podem ter uma vida mais saudável, gerando menos gastos à saúde e a previdência.

Outro fator citado no texto é que a maioria da população idosa é constituída por pessoas do sexo feminino, e que as mulheres idosas são mais dependentes do sistema previdenciário, gerando mais gastos do que os homens.

Nas últimas 5 décadas a população idosa aumentou significativamente, isso se deve à alta fecundidade nos anos 50 e 60 e à queda da mortalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (120.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com