TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Produção de Alface, Couve e Cebolinha nos municípios da RMBH

Por:   •  6/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Geografia - ICH

Daniel Faria Nunes

Christiane Siqueira Bessa

Análise da Produção de Alface, Couve e Cebolinha nos municípios da RMBH

Belo Horizonte

2012

Daniel Faria Nunes

Christiane Siqueira Bessa

Fabianna Minelli

Análise da Produção de Alface, Couve e Cebolinha nos municípios da RMBH

Análise de produção agrícola apresentada ao Curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação na disciplina: Análise Regional.

Orientador: Tarcísio Bruzzi de Andrade

Belo Horizonte

2012

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO

2 ANÁLISE DA PRODUÇÃO NA RMBH

3 REFERÊNCIAS

4 ANEXOS

1  INTRODUÇÃO

A produção de hortaliças (alface, couve e cebolinha) é uma cultura que desempenha importante papel social, em virtude de sua larga disseminação no Brasil, principalmente na periferia dos grandes centros de consumo; pela ocupação de pequenas áreas e mão de obra ociosa, contribuindo decisivamente na formação da renda familiar.

Atualmente as hortaliças são produzidas em grande escala, em 13 dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem como fatores que influenciam diretamente a produtividade agrícola, o Relevo, o Tipo de Solo, a Hidrografia, a Facilidade de Transporte e a Acessibilidade a um centro distribuidor.

2. ANÁLISE DA PRODUÇÃO NA RMBH

Tendo em vista práticas agrícolas ao alcance da maioria dos agricultores, são considerados três níveis de manejo, visando a diagnosticar o comportamento das terras em diferentes níveis tecnológicos. Sua indicação é feita através das letras A, B e C, as quais podem aparecer na simbologia da classificação escrita de diferentes formas, segundo as classes de aptidão que apresentem as terras, em cada um dos níveis adotados.

Para permitir a representação desses diferentes tipos de uso, conforme os níveis de manejo, o sistema de classificação é estruturado em grupos, subgrupos e classes de aptidão (RAMALHO FILHO et al, 1999).

Dentro desses níveis de classificação de aptidão agrícola na RMBH, é possível identificar somente a Aptidão Regular nos Níveis de Manejo C (MAPA 1). Enquanto os municípios de Baldim, Nordeste de Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Nova União, Caeté, Sabará, Raposos, Rio Acima, Nova Lima, Região Sul de Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo e a parte leste de Brumadinho, não possuem aptidão agrícola.

Nesse contexto, é possível distinguir e agrupar uma região com produtividade de hortaliças, Centro-Sudoeste da RMBH. Onde é possível confirmar com o mapa de distribuição da produção (MAPA 5), os municípios com uma grande produtividade.

A partir da análise dos mapas presentes em anexo, é possível observar que as áreas produtoras de hortaliças se encontram em um relevo mais aplainado de depressões e planaltos, com uma altitude media de 700 a 1.200 metros (MAPA 4 e 6).

A região metropolitana de Belo Horizonte pode ser dividida em dois biomas a Mata Atlântica e o Cerrado (MAPA 2). Isso influenciaria na produção de hortaliças uma vez que no Cerrado se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão. Porém devido a sua localização ele compartilha espécimes com a maioria dos biomas brasileiros. Então não pode ser destacada nenhuma influencia na produção em função dos biomas na região metropolitana de Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com