TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA DE JAMES TAYLOR

Por:   •  16/4/2015  •  Exam  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH

Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação

        

James Taylor – You’ve got a friend

Nathalia Gomes Sousa

São Carlos – SP

2015

NATHALIA GOMES SOUSA

James Taylor – You’ve got a friend

[pic 1]

São Carlos – SP

2015

xxxxx

Sousa, Nathalia Gomes

James Taylor – You’ve got a friend / Nathalia Gomes Sousa. 2015

134 p.

Teste no Word (Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, 2015.

Orientador: Leandro Innocentini Lopes de Faria.

1. Música popular 2. Retrospectiva 2015. 3. Música. I. Título.



RESUMO

Contexto histórico de 2015 em que a música You’ve got a friend de James Taylor foi inclu[a]sa.

SUMÁR[b]IO

1 - HISTÓRIA DA MÚSICA

Na maioria das vezes escutamos uma música e de imediato gostamos, mas não sabemos a história que há por trás da canção que pode ser surpreendentemente mais encantadora que a canção em si. No ano de 1970, segundo Correa (2010) “Carole King era uma compositora nova-iorquina do Brooklyn muito prestigiada há uma década, quando criou clássicos da música pop americana”. No ano anterior, King havia divorciado de seu parceiro musical, e acabou conhecendo James Taylor se apaixonando por ele imediatamente. Taylor por sua vez era um obscuro cantor e compositor de estilo country que não conseguia segundo Correa (2010) “se livrar do vício da heroína e nem das crises de depressão desde que sua companheira Suzanne Schnerr, havia cometido suicídio. Enfim, Taylor e King resolveram ficar juntos. “A América torcia por eles, afinal, as afinidades entre os dois pareciam ir além da música e eles eram o casal que todos gostariam de ver envelhecendo juntos.” CORREA (2010) Porém, nem toda a torcida da América foi o bastante para que este casal ficasse juntos. Por decisão de Taylor, os dois se separaram, Correa (2010) afirma que ainda existia amor, porém, entre eles existia também a heroína. “James não queria que aquela garota tão legal sofresse com um viciado  destinado a aparecer morto com uma seringa enterrada no braço, como muitos naqueles tempos” CORREA (2010) Todos os fãs e pessoas próximas ficaram tristes com a separação, mas King decidiu transformar seu sofrimento em arte e compôs a música You’ve got a friend e cantaram juntos em 1970 na casa de show Troubadour. Tanto King quanto Taylor inseriram a música em seus álbuns e Taylor em 1972 teve um milhão de cópias vendidas em apenas uma semana graças a canção feita por sua amiga e interpretada por ele.

Já em 2007, James Taylor e Carole King estavam vivendo suas vidas normalmente, quando a casa de show Troubadour convidou-os para comemorar os 40 anos de sua existência relembrando alguns dos shows memoráveis ocorridos ali. Os dois aceitaram o convite para cantar juntos, 37 anos depois. CORREA (2010) afirma que o show fez tanto sucesso que a dupla anunciou que iriam fazer uma excursão mundial juntos, além de lançarem um CD duplo com o concerto daquela noite de 2007. Taylor teve sua primeira aparição no Brasil em 1985, no Rock in Rio que segundo Mello (2007) havia cerca de 250 mil pessoas. “Em homenagem aos brasileiros, compôs Only a Dream in Rio  e até hoje afirma que o público do Rio foi o grande incentivador dessa nova fase da vida dele.” MELLO (2007) Um ano depois, veio em São Paulo, em que ficou por duas semanas, após, retornou ao Brasil em 1988 em Belo Horizonte e por fim, a última vez que pisou em solo brasileiro foi no Rock in Rio, em 2001.

Grupo A: Fúlvio, Kazumi, Priscila, Nathália.

2 - A BIOGRAFIA DE JAMES TAYLOR

A arte da composição: assim é definida a música de James Taylor. Capaz de fazer com que sua arte ressoe em todas as partes, seja na descrição de situações específicas, seja em questões autobiográficas. Atuante há mais de quarenta anos, é referência aos seus fãs, sempre demonstrando a eles que não estão sozinhos.

Dentre as vozes mais reconhecidas se encontra o barítono de Taylor, também sua distinção ao tocar violão se tornou grande influência no meio musical. Em 1968 assinou com a Apple records e com os Beatles; e desde então, já foram comercializados mais de 100 milhões de cópias de seus discos. No ano de 1971, Taylor foi destaque na capa da revista Time, anunciado como o prenúncio da era cantor e compositor.

Suas canções têm grande influência sobre os compositores: “Fire and Rain”, “Country Road”, “ Sweet Baby James”, “ Do not Let Me Be Lonely Tonight”. Tayor ganhou cinquenta discos de ouro, platina e multi-platina e cinco prêmios Grammy. Seu primeiro álbum  de greatest hits ganhou o prêmio Recording Industry Association of Diamond Award, por ter ultrapassado 10 milhões de vendas nos Estados Unidos. Foi também homenageado com o Century 1998, o maior patamar da revista Billboard por suas realizações criativas e distintas.

O seu primeiro álbum de sucesso foi denominado Sweet Baby James, lançado em 1970. Ganhador de 3 discos de platina e o álbum que trouxe a Taylor o lançamento do seu primeiro hit na margem do top 10.

Em 1971, os singles Mud Deslize Slim e Blue Horizon possibilitaram que Taylor ganhasse um Grammy como Melhor Pop Vocal Masculino. No ano seguinte, Dog Man marca disco de ouro e em 1973 com a gravação de Walking Man. How sweet It Is foi sua última gravação Warner Brothers e a seguir, Taylor mudou-se para a gravadora Columbia Records. Na atual gravadora, foi seguidamente elogiado pela crítica e bem sucedido comercialmente nos álbuns: JT (ganhador de dois discos de platina em 1977), Flag (1979), Dad Loves His Work (1981), That’s Why I’m Here (1985), Never Die Young (1988), NEw Moon Shine (1991), The Double Disc Live Album (1933) e Hourglass (1998), que trouxe a Taylor seu primeiro Grammy de Melhor Álbum Pop e também o disco October Road (2002), todos ganhadores de discos de platina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com