TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cartografia Nos Estudos Ambientais

Trabalho Universitário: A Cartografia Nos Estudos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  1.588 Visualizações

Página 1 de 2

A Cartografia nos Estudos Ambientais Ricardo Letenski

Vivemos num momento de grandes contradições, se por um lado necessitamos do desenvolvimento socioeconômico, no qual se subentende a utilização dos recursos naturais para atender uma população em constante crescimento; por outro lado, esses recursos não são inesgotáveis, onde a falta de planejamento e o seu uso irracional têm levado a sérias questões ambientais.

De acordo com (Freitas, 2005) dada a sua complexidade a análise da problemática ambiental, envolve a combinação de inúmeras variáveis humanas e naturais, o que pressupõem um estudo interdisciplinar.

A Cartografia tem como objetivo a representação espacial do mundo em que vivemos da maneira mais fiel possível, em uma linguagem própria, normalmente, traduzida em mapas e outras formas de representação (cartogramas, maquetes, globos, etc). Sendo assim, o estudo do meio ambiente, deve passar pela utilização da ciência cartográfica, o que permite a espacialização dos diversos fenômenos como: queimadas, desmatamentos, poluição, vulnerabilidade, potencialidades, entre outros.

Conforme (Silva, 2010) a utilização de mapas precisos e atualizados é imprescindível para a preservação do meio ambiente, que de outra maneira torna-se uma tarefa impossível, pois não se pode localizar, visualizar e monitorar os fenômenos, demarcar e mensurar áreas ou planejar ações.

Atualmente a cartografia, está intimamente relacionada a modernas técnicas computacionais, que utilizam poderosos softwares, imagens de satélites e sistemas de posicionamento via satélite (GNSS), denominadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Capazes de coletar, armazenar, recuperar, analisar e apresentar informações, que além de facilitar e automatizar a cartografia possibilita por meio do cruzamento das informações, sejam espaciais ou semânticas, diversas análises que auxiliam a tomada de decisão e podem até realizar simulações.

Não pode haver mentalidade ecológica sem mentalidade cartográfica (Silva, 2010); sendo assim, as pesquisas, análises e ações que visem à utilização racional dos recursos naturais para a presente e as futuras gerações requerem ferramentas capazes de facilitar a sua apreensão, entre, as quais, a cartografia deve ter o seu lugar garantido.

Referências

FREITAS, M.I.C. Cartografia e Meio Ambiente. 1. ed. Bauru - SP: Edição do CECEMCA

- UNESP/MEC, 2005. v. 1. 156p .

SILVA, E.A. A Importância da Cartografia no Estudo do Meio Ambiente. XXIV Congresso

Brasileiro de Cartografia, Aracaju, SE - Brasil, 13 pag., mai. 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com