TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS AMBIENTAIS E SANEMENTO URBANO

Por:   •  24/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ESTUDOS AMBIENTAIS E SANEMENTO URBANO

Pesquisa sobre a cidade de Mogi Mirim

SANTOS

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        DADOS DA CIDADE DE MOGI MIRIM        3

3.        COLETA DE RESIDUOS DE MATERIAIS        4

3.1.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        5

3.2.        PESQUISA APURADA        6

3.2.1.        LIMPEZA URBANA        6

4.        CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TEXTOS        6

4.1.        VIDA ÚTIL DO LOCAL QUE RECEBE OS RESÍDUOS DE SETE CIDADES DA BAIXADA SANTISTA, TERMINARIA EM NOVEMBRO.        6

4.2.        A RIVIERA MANTEM UM DOS MAIS BEM SUCEDIDOS PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PAÍS        7

5.        CONSIDERAÇOES FINAIS        8

6.        BIBLIOGRAFIA        8

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como finalidade analisar a  cidade de Mogi Mirim visando o estudo da sua cidade e população focando em sua área de preservação e  coleta de resíduos em comparação com a região da baixada santista e a cidade de Riviera de são Lourenço.

  1. DADOS DA CIDADE DE MOGI MIRIM

POPULAÇÃO DE 2016-2017: 91.929 habitantes.

DENSIDADE DEMOGRAFICA: 173,77

% DE POPULAÇÃO FUTUANTE: 8.162 habitantes que representa 8,88% da população residente.

CODIGO DO MUNICIPIO: 3530805

ÁREA ESTIMADA DE PRESERVAÇÃO: 6,62KM² 


Através de pesquisas em sites, e em tentativas de contato com a prefeitura, não se obteve nenhum resultado, então decidimos calcular a área estimada de preservação com o auxílio do GOOGLE EARTH e EARTH point.

[pic 1]

Figura 1. Fonte: GOOGLE EARTH - Locais de área de preservação

  1. COLETA DE RESIDUOS DE MATERIAIS

CIDADE: Mogi Mirim

EMPRESA: CONSTRURBAN

CONTATOS:

DEPARTAMENTO PESSOAL: dp@construrban.com.br 
DEPARTAMENTO FINANCEIRO:financeiro@construrban.com.br 
LICITAÇÕES E JURÍDICO: licitacoes@construrban.com.br 
DIRETORIA: diretoria@construrban.com.br

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Criada em 1995, a CONSTRURBAN conquistou um percentual representativo do mercado nacional de Limpeza Urbana, crescendo sempre de maneira sólida e constante. Hoje está consolidada a nível nacional, tendo contratos e operações desde o Sul do Brasil até o Estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Em seu atual processo de consolidação busca o crescimento na área privada, tendo algumas iniciativas neste sentido, entre elas a Prestação de Coleta de Lixo e Destinação para Comércios e Indústrias; a Construção de Unidades de Reciclagem, Compostagem Geração de Energias Alternativas e Aterros Sanitários Próprios e Obras de Engenharia Privadas.

Algumas das novas características da empresa são: A informatização do sistema de trabalho com implementação de controles centralizados, em todos os aspectos da gestão e operação dos seus contratos.

A realização de serviços em parceria com outras empresas, como os serviços de Anápolis(GO) e Santo André(SP), tais parcerias visam ampliar nossa condição de trabalho e ter uma atuação mais ampla em termos nacionais.

E por fim, a CONSTRURBAN está investindo em organização e métodos de trabalho para ter um padrão de atendimento a seus clientes buscando sempre qualidade, agilidade, atualidade e o melhor atendimento.

  1. PESQUISA APURADA

  1. LIMPEZA URBANA

COLETA DE LIXO: A empresa dispõe de equipamentos e técnicas modernas na execução do serviço de coleta de lixo, como coleta automática através de containers, lixo hospitalar e ambulatorial, comerciais, industriais e de difícil acesso.

OPERAÇÃO ATERRO SANITARIO: O aterro possui recuperação com drenagem superficial, de gases, chorume e inoculação de chorume.

OPERAÇÃO DE UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO: proporciona aumento na vida útil do aterro sanitário e redução da emissão de gases causadores do aquecimento global. Tem também coletas seletivas de Lixo porta a porta, através de containers, pontos de entrega de voluntários, separação, prensagem e embarque de produtos.

COLETA, TRANSPORTE E TRATAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS DE SERVIÇO DE SAUDE: Após a energização dos resíduos usam incineração ou autolavagem os mesmos, adequadamente destinados aos aterros sanitários.

GERENCIAMENTO TOTAL DE RESIDUOS DA INDUSTRIA: Conta com engenheiros capacitados para desenvolver o sistema TWM – Total Waste Management, visando a gestão integrada dos resíduos da indústria até a destinação final adequada.

VARRIÇÃO MANUAL E MECANIZADA DE VIAS E LOGRADOUROS PUBLICOS: Com profissionais capacitados, buscando atingir a qualidade de vida dos cidadãos.

SERVIÇO COMPLEMENTARES DE MANUTENÇÃO URBANA: Serviços de capinação, pintura de guias, limpeza de bueiros, raspagem, coleta de terra, entulhos, roçada manual e mecanizada de terrenos.

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TEXTOS
  1. VIDA ÚTIL DO LOCAL QUE RECEBE OS RESÍDUOS DE SETE CIDADES DA BAIXADA SANTISTA, TERMINARIA EM NOVEMBRO.

O texto “Vida útil do local que recebe os resíduos de sete cidades da Baixada Santista, terminaria em Novembro.” É Noticiado pelo jornal tribuna no dia 04/03/2017 e fala do empasse de se manter ou não o aterro sanitário na baixada santista.

Dentre os vários motivos apresentados na reportagem, é possível comprovar que após o ano limite de 2.020 a baixada santista não poderá comportar mais nenhum aterro, visto que para que isso não ocorra, será necessário o desmatamento de uma área verde, ideia esta que foi negada pelos órgãos responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com