TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS AMBIENTAIS E SANEAMENTO URBANO

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

JONATHAN D. S. SANTOS

NICOLE BARBIERI

PAMELA CRISTINA FURIOZO

ESTUDOS AMBIENTAIS E SANEAMENTO URBANO

CAMPINAS
2016

JONATHAN D. S. SANTOS  B3456J-9  EC9T12

NICOLE BARBIERI  B36454-8  EC9T12

PAMELA CRISTINA FURIOZO  B401HA-3  EC9U12

ESTUDOS AMBIENTAIS E SANEAMENTO URBANO


Trabalho de Estudos Ambientais e Saneamento Urbano do curso de Engenharia Civil apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientadora: Profa Djanira A. Temporim

CAMPINAS
2016

SUMÁRIO

1 IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO E POLUIÇÃO DIFUSA        

2 INUNDAÇÃO, EROSÃO E IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO        

3 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE URBANA        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1 IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO E POLUIÇÃO DIFUSA

  1. Quais são as externalidades negativas (impactos) resultantes dos processos de urbanização?

O problema da maioria das cidades densamente urbanizadas é o crescimento desordenado, sem planejamento ideal ou, em alguns casos, sem qualquer planejamento. Com o êxodo rural e o crescimento da população ocorrem a superlotação de algumas regiões e com isso uma série de eventos, como o aumento no número de favelas, falta de saneamento básico, grande incidência de congestionamentos no trânsito, alagamentos devido a impermeabilização do solo, desmatamento de áreas de proteção ambiental, desemprego e o crescimento da criminalidade.

  1. Cite e descreva os métodos indicados para o controle da poluição difusa.

Os métodos indicados para controle da poluição difusa são:

Trincheira de infiltração: essa trincheira é preenchida por pedra grossa, de modo que a água possa entrar e ser armazenada temporariamente até que ocorra a infiltração no solo. Esse método reduz o volume escoado, diminuindo o risco de inundações.

Pavimento poroso: trata-se de um pavimento onde não são usados agregados finos, com isso, tem-se um número de vazios de aproximadamente 40% para o asfalto e 17% para o concreto. Isso torna estes pavimentos muito permeáveis, ajudando na drenagem e reduzindo a lâmina d’água.

 Bacia de detenção seca: trata-se de um reservatório que armazena temporariamente o volume dos picos de escoamento superficial, e libera o fluxo de água lentamente, reduzindo a descarga de pico de jusante. Esta bacia deve permanecer seca no período entre os picos de chuva.

Bacia de detenção alagada: tem o sistema de descarga semelhante ao das bacias de detenção seca, mas aqui são dois reservatórios, um permanente e outro temporário.

Faixas gramadas ou plantadas: são áreas ou regiões cobertas com grama ou vegetação similar, afim de promover um local para a infiltração da água que escoa das áreas impermeabilizadas.

Wetland: similar aos mangues, várzeas e pântanos, são áreas inundadas na superfície ou no subterrâneo. Tem a capacidade de regularizar os fluxos de água, amortecendo os picos de vazão.

Parque linear: parques e caminhos verdes com vegetação no solo, para melhor infiltração da água.

  1. Pesquise sobre a existência de legislação no brasil que preveja ações para contenção da poluição difusa.

Existem leis sobre meio ambiente, como, por exemplo, a lei no 6.938 de 31 de agosto de 1981, que fala sobre o assunto, mas não foi encontrada uma legislação especifica sobre a contenção da poluição difusa.

  1. Como você imagina que seria uma legislação eficiente e, ao mesmo tempo, justa para tratar do problema da poluição difusa?

Seria ideal uma legislação que exigisse a implementação de alguns métodos de controle da poluição difusa através do plano diretor, e que fornecesse as instruções necessárias para tal implementação. Deveria haver uma fiscalização regular para verificar se as exigências estariam sendo cumpridas e em caso de descumprimento, a punição adequada deveria ser aplicada aos órgãos responsáveis.

  1. O que cada um de nós poderia fazer em casa para auxiliar na diminuição desse problema? A ação que você propôs traz outros impactos positivos?

Devem ser tomados cuidados diários para evitar o despejo de lixo doméstico em locais irregulares. A separação e direcionamento do lixo reciclável para o local apropriado deve ser rotineira. Evitando que o nosso lixo fique exposto na rua, já irá diminuir a sujeita que entope os bueiros e impede que o fluxo de água escoe. Outras ações como evitar o descarte de óleos no esgoto comum, utilizar meios de transporte sustentáveis ou coletivos, ajudam a diminuir a poluição difusa e a contaminação dos rios e aquíferos.


2 INUNDAÇÃO, EROSÃO E IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO

  1. Explique com suas palavras o que você entendeu que seja um sistema de drenagem.

O sistema de drenagem coleta toda a água de chuva que escoa na superfície de uma determinada região onde ocorreu impermeabilização do solo, destinando-a para outro local, o que pode ocorrer de forma natural ou artificial.

  1. Qual a diferença entre um sistema de drenagem natural e um sistema de drenagem artificial?

O sistema de drenagem natural é aquele faz o transporte da água apenas através do relevo do local, ou seja, ocorre sem a intervenção humana, levando-a naturalmente para rios e mares, e o sistema de drenagem artificial é um conjunto de intervenções na natureza e obras de infraestrutura que possam auxiliar o escoamento dessa água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (258.5 Kb)   docx (867.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com