TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos Estudos Ambientais

Artigo: Importância dos Estudos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Os estudos ecológicos são essenciais para obtenção de conhecimentos, levam os alunos a compreenderem as relações de interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Está ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade. De acordo com Mauro Guimarães (2007,p.68) citando Carvalho (1992, p.33)

(...) é preciso recolocar os objetivos da pratica educativa, situando-os para além da esfera comportamental. Se a educação quer realmente transformar a realidade, não basta investir na mudança dos comportamentos sem intervir nas condições do mundo em que as pessoas habitam.

(GUIMARÃES, MAURO, 2007 citando CARVALHO,1992 ).

E atualmente o ensino passa por transformações significantes. O professor deve propor alternativas diferenciadas de ensino, de maneira que torne as aulas mais dinâmicas e interessantes, possibilitando que os alunos assimilam o conteúdo com mais facilidade ampliando seus conhecimentos e suas capacidades de aprendizado ao longo de suas vidas. “A humanidade vive um processo acelerado de modificações e rupturas, que se reflete em todos os setores da sociedade. Assim sendo, a educação e a informação assumem papel significativo neste processo” (CARVALHO, 1997).

E sendo assim, é preciso motivar o aluno a interessar pelos estudos, fazendo o relacionar o que está sendo ensinado com a sua realidade, para que este não crie falsas ideias do que se aprende em sala não fará sentido em suas vidas.

De acordo com Libâneo:

Ao selecionar os conteúdos da série em que irá trabalhar, o professor precisa analisar os textos, verificar como são abordados os assuntos para enriquecê-los com sua própria contribuição e a dos alunos, comparando o que se afirmam com fatos, problemas, realidades da vivencia real dos alunos(...)

(LIBÂNEO, apud LOBATO,2005.pg.3).

E de acordo com Freire (1974), o ensinar é uma pratica social, uma ação cultural, pois se concretiza na interação entre professores e alunos, refletindo a cultura e os contextos sociais a que pertence.

A frente da realidade das escolas públicas, em que o ensino tem sofrido um baixo desempenho de aproveitamento escolar, sendo este resultante, muitas vezes pela falta de interesse dos alunos e/ou professores, é necessário que introduza o lúdico no ensino-aprendizagem. Segundo Lunardi Campos citando, Miranda (2001)

Diante o jogo didático, vários objetivos podem ser alcançados, em relação ao aprendizado (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos); afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima e atuação no sentido de estreitar laços de amizade e afetividade); socialização (simulação de vida em grupo); motivação (envolvimento da ação, do desfio e mobilização da curiosidade) e criatividade.

Ciente deste fato elaboramos um projeto de intervenção para conduzir uma ciência mais atraente aos alunos do 6° ano noturno do ensino fundamental da Escola Estadual Gilberto Caldeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com