TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE CULTURAL

Por:   •  6/10/2019  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Mariana Ferreira Costa        

RA: 8082975

Pólo: Rio Verde - GO

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade.

Tutor: Victor Hugo Junqueira

Descrição da atividade.

Leia o texto: "Educação Intercultural" (Disponível páginas 9 e 10 do PEGE) e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no PORTFÓLIO.

A diversidade cultural passou a ser trabalhada nas escolas e passou a ser obrigatórias há alguns anos, a Lei Federal de 2008 exige que o ensino da cultura e história dos povos africanos e indígenas seja vinculado na grade escolar de cada escola. A escola deve ser um local de socialização, onde são trabalhados conceitos de questão de valores e respeito mutuo, a mesma deve promover uma política de igualdade e respeito à individualidade e a diversidade cultural de cada um.

         O profissional da educação deve analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, pois cada aluno possui uma cultura diferente, muitas vezes os profissionais encontram dificuldades para trabalhar a essa mistura de culturas. O processo de respeitar as diversidades começa pelo professor, o mesmo tem que entender que todos os alunos possuem conhecimentos próprios e estes podem ser trabalhos em sala onde os alunos trocam experiências.

         As diferenças culturais deveriam ser mais trabalhadas em sala de aula, fazendo que os estudantes valorizem uns aos outros e compreendam que todos são iguais, o que nos faz diferentes são nossas atitudes. Jamais deve ser feita comparações de culturas e sim trabalhar em sala de aula o que há de melhor em cada uma, a diversidade deve ser trabalhada em todas as disciplinas onde cada professor faz sua parte, cabe a ele fortalecer o conhecimento do outro, facilitar as relações de maneira democrática, criar na escola um ambiente solidário, onde a igualdade é valorizada, que possibilite a construção de novas concepções através de seu compromisso com a valorização da diversidade.

Referencia:

Caderno de referencia curricular Claretiano rede de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com