TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  3.082 Visualizações

Página 1 de 11

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        

AGRICULTURA E PECUARIA        

RELACAO ENTRE AGRICULTURA E PECUARIA        

EVOLUCAO DA AGRICULTURA E PECUARIA        

SISTEMAS AGRARIOS        

AGRICULTURA TRADICIONAL        

AGRICULTURA ITINERANTE        

CARACTERISTICAS        

AGRICULTRA SEDENTARIA DE SEQUEIRO        

CARACTERISTICAS        

AGRICULTURA ASIA DAS MONÇOES        

CARACTERÍSTICAS        

AGRICULTURA DE OASIS        

AGRICULTURA MODERNA        

CARACTERÍSTICAS        

A PECUÁRIA        

TIPOS DE PECUÁRIA        

IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAÍSES        

PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DERIVADOS DA ACTIVIDADE AGROPECUÁRIA E SUA CONSEQUÊNCIAS        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estão espelhados por completo todos os temas que contem no índice, temas relacionados com o conceito da agricultura e Pecuaria, a relação entre Agricultura e Pecuária, Evolução da Agropecuária, Agricultura Moderna, entre outros subtemas tive óptimas fontes para o trabalho por isso espero que goste. E desejo uma óptima leitura ao caro leitor.

 

AGRICULTURA E PECUARIA

E um ramo da geografia humana que estuda a artificialista do meio natural pelo homem para o desenvolvimento de espécies vegetais e animais, englobando os sistemas agrários que enquadram as formas do campo, a divisão das propriedades, a associação das culturas, as técnicas e praticas agrárias. Em resumo Agricultura e um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas e a Pecuária é a actividade que envolve a criação de gado.

RELACAO ENTRE AGRICULTURA E PECUARIA

A agricultura e a pecuária são as actividades mais antigas desenvolvidas pelo homem. Foi através do cultivo das plantas e domesticação dos animais que se deu a evolução humana no sentido de estabelecer uma comunidade sedentária e criar meios de subsistência para essas comunidades. Até hoje a agricultura e a pecuária são essenciais para a vida dos homens produzindo matérias-primas para diversas indústrias assim como bens de consumo directo a exemplo de uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, cereais e carne de diversos animais. Essas actividades se desenvolveram muito ao longo dos anos, principalmente nos países de primeiro mundo, contando com máquinas para facilitar o trabalho e pesquisas nas áreas de alimentos e até mesmo remédios para animais e para os humanos, descobrindo utilidade para vários tipos de plantas.

EVOLUCAO DA AGRICULTURA E PECUARIA

A necessidade de o homem se alimentar esteve sempre ligada na descoberta da agropecuária. A produção, ao consumo e a troca de produtos foi provocando transformações no espaço onde o homem esta inserido. Na antiguidade o excedente da produção rural constituía o tributo pago aos governantes e sacerdotes, habitantes das cidades.

Na idade média, a agricultura manteve-se como a base económica. Nessa altura, o trabalho agrícola cabia aos servos, e o excedente da produção alimentava os senhores feudais e os seus exércitos.

Com a revolução industrial, começa a grande mudança. As relações entre campo e cidade mudou radicalmente, só as cidades podiam oferecer condições necessárias para nascimento da grande indústria que eram a concentração de mão-de-obra e o mercado consumidor, além da possibilidade de uso comum da infra-estrutura necessária ao funcionamento das fábricas.

A urbanização passa a acompanhar a industrialização. Ao mesmo tempo que a agricultura liberta mão-de-obra para actividades urbana-indusriais reponde, também, pela produção de uma qualidade crescente de alimentos para as populações das cidades. Passa a haver menos pessoas a produzir no campo e mais pessoas a consumir nas cidades: isso só foi possível graças ao aumento da produtividade agrícola.

Um conjunto de transformações nas técnicas de cultivo como a Revolução Agrícola, precedeu e preparou a Revolução industrial.

Nas economias modernas, o mercado urbano determina a produção agrícola. A produção rural, antes auto-suficiente, especializa-se e passa, de um lado, a atender as demandas da cidade e, de outra, a depender das cidades para o abastecimento de maquinarias, insumo0s e alimentos industrializados. A cidade, antes espaço de consumo e circulação de excedentes da produção agrícola, torna-se centro de transformação industrial e de redistribuição da totalidade dessa produção.

E o que dizer do fornecimento de alimentos nos últimos tempos. Filipe e tal. (2007) Ao abordar esta questão refere que nas últimas décadas conseguiu-se que a produção dos alimentos fosse suficiente para abastecer as populações de forma aceitável mesmo considerando o crescimento destas. Ainda assim, este s alimentos não foram equitativamente distribuídos, tendo muitos deles deteriorados.

As novas terra usadas na agricultura tem sido as marginais e caracterizam-se, fundamentalmente, por ser improdutivas. O excesso de utilização dos solos, a solenização. A erosão e as correntes de água resultantes de enchentes que arraste terras são apontadas pelo mesmo como estando na origem das grandes perdas anuais.              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com