TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Lucas Thurler Cherede [pic 1]

Polo: CEDERJ/Nova Friburgo

Matrícula: 19112140065

Curso: Geografia

Matéria: Educação Ambiental

Segue agora as respostas da AD1 de Educação Ambiental.

1) Existem diferentes visões de meio ambiente todas elas estão diretamente ligadas com a percepção de cada indivíduo tem do mundo, do meio que vive, assim está vem da observação e de conceitos já existentes ao longo da vida da pessoa, ficando nítido que cada um possui a sua. Logo ignorar essas visões significa que as metas almejadas pela educação ambiental não serão alcançadas em sua totalidade, assim sendo necessário sempre um olhar que privilegie não só a diversidade biológica, más também a cultural de cada pessoa ou comunidade. Para evitar tal problema não podemos traçar as metas antes de analisar o grupo em questão, trazendo questões próximas de sua realidade para assim poder relacionar tais respostas e a observação de cada para seu projeto, traçando os objetivos em conjunto.

2) A) A nossa atual configuração de sociedade é de longe o grande fator que permeia a forma que exploramos e retiramos os recursos naturais, o que antes era retirado somente em escala pequena por causa do modo de vida, foi aumentando até chegar nessa relação homem x natureza predatória, onde estamos retirando as vezes mais do que a capacidade da própria natureza em renovar-se. Chamando assim a atenção para o modo que vivemos e utilizamos esses recursos, que depois da revolução industrial modificou-se bruscamente, gerando uma explosão populacional que também contribuiu com esses fatores de intensificação da retirada de recursos, tudo isso faz relação direta com a forma que a sociedade interage com o meio ambiente atualmente.

B) Em educação ambiental o conceito de princípio de precaução pode ser usado como uma abordagem que visa evitar a degradação dos ecossistemas, baseando-se na tomada de decisões onde existem ameaça de danos irreversíveis ao meio ambiente. A partir desse princípio devemos sempre reavaliar se não existem uma forma mais sustentável para exploração dos recursos que desejamos. Podemos usar como exemplo as fábricas que jogam dejetos que possam a vir comprometer o ecossistema ao redor, utilizam tal prevenção para evitar futuros danos irreversíveis.

3) A Educação Ambiental é formada por um conjunto de medidas e ações que visam buscar reflexões e mudanças na forma de pensar e interagir dos seres humanos e o meio natural, principalmente nos tempos atuais devemos prestar atenção em discursos poucos efetivos que tiram o foco do verdadeiro problema ambiental ao redor do mundo inteiro. O termo conscientização deve ser usado de forma mais crítica dentro de um contexto de atuação e não somente ser repetido e falado em diversos projetos que no final não atingem ao real sentido de mudar a realidade que vivemos. Podemos então dizer que é um processo a longo prazo que não se limita somente a simples jargões, é um processo que passa por diferentes estágios de ação, trabalho, sensibilização, informação e mobilização do ser humano para com o meio ambiente.

4) Existe uma grande dificuldade em analisar a interação humana com os sistemas presentes na Natureza e como relacionar essas interações, precisamos de uma educação mais dinâmica para essas questões ambientais. Fazendo o uso de uma análise interdisciplinar, ou seja, cultural, biológica, política, econômica, podemos alcançar uma visão mais amplas dessas interações levando cada ponto em consideração, já que cada indivíduo ou grupo possui sua percepção da natureza. Usando também a percepção política e econômica para clarear as medidas que podemos realizar nos trabalhos de Educação Ambiental. E por último entrando em uma questão histórica podemos ver como em diferentes épocas e nas últimas décadas como lidamos com essas questões através de reuniões e metas para serem realizadas pelos países em todo mundo.

5) As décadas de 70/80 marcaram o início das lutas sociais organizadas em nível mundial, dentre as quais o movimento Hippie, a luta dos negros americanos pela cidadania, as lutas das mulheres pela igualdade de direitos com os homens, entre outras. No bojo desses acontecimentos, tiveram início os movimentos de defesa da ecologia e do meio ambiente, cujo marco foi à publicação do livro "Primavera Silenciosa" (1962), da americana Raquel Carson. A partir dessa publicação, que repercutiu no mundo inteiro, os militantes dos movimentos ambientalistas e a Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram vários eventos internacionais que abordaram a questão da preservação e da educação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com