TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficácia Simbólica De Claude Lévi-Strauss

Por:   •  27/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 4

A EFICÁCIA SIMBOLICA DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS.

A obra de LÉVI-STRAUSS aborda sobre a influencia de feitiçaria em algumas culturas, auxiliando na cura de doenças, e beneficiando a vida dos habitantes em comunidade.

A eficácia simbólica implica processos de integração social, no qual o doente participará de um ritual junto com outros indivíduos, para poder obter a cura.

No texto, Levi Strauss, trabalha com a ideia de que os símbolos da sociedade podem fazer um efeito psíquico na vida dos indivíduos e trazer respostas necessárias para o bem está social.

Sobre a eficácia simbólica o autor analisa um ritual xamanísco de cura dos índios Cu na, no Panamá.  

O xamã é a figura social de uma tribo que é como um sábio, ou um curandeiro. Ele é uma expressão que autor define como eficácia simbólica.

Para explicar a eficácia simbólica Levi, pega uma situação de um parto na tribo dos CUNA, índios do panamá. E ele começa a descrevendo que o parto está difícil, e que precisa convocar o XAMÃ, para ajudar.

Sua ajuda consiste em um canto onde segundo a crença irá espantar o mal e que através deste canto a alma da gravida será salva das garras do espirito responsável pela gestação( a mulher revivi todos os momentos de dor sem reclamar, respeitando cada acontecimento, pois ela acredita no mito e também porque todo aquele ritual já é familiar na sua comunidade). Quando o ritual termina o corpo da gravida se liberta dos espíritos e o parto finalmente acontece.

Levi Strauss descreve esse ritual para ajudar a explicar a relação entre as praticas e representações psicológicas, pois já que não há remédios o Xamã faz uma mediação puramente psicológica, o autor analisa que esse ritual e vários outros podem ser uma manipulação psicológica, assim quando você acredita o corpo funciona de outro jeito.

Levi Strauss foi um grande antropólogo que formulou essa ideia de EFICACIA SIMBOLICA, e que tem muito haver com o que estamos vivendo hoje, que é a questão do pensamento positivo.

O pensamento positivo é aquilo que você acredita acontece.

A ideia do autor ao criar esse conceito é para nos ajudar a entender porque algumas coisas acontecem de maneira que parecem magicas?

MAS NA VERDADE É QUE QUEM FAZ ACONTECER A MAGICA É O CRER E O ACREDITAR.

A pessoa cria uma ideia de que é possível realizar, a partir daí, desenvolvemos uma realidade de autonomia e de poder,         e tudo começa acontecer de forma que parece realmente magica.

Isso é um exemplo de eficácia simbólica, assim como o membro da tribo que no caso era a gravida que se curou pelos cantos do Xamã também é um exemplo de eficácia simbólica. Pois ela precisou acreditar naquele ritual para que tudo acabasse bem.

Outro exemplo que eu estudei, é a força da religiosidade na saúde, é a historia de um senhora judia, que havia feito um  transplante, onde foi usado um órgão de porco, e a cirurgia ocorreu tudo bem e foi um sucesso.

Mas vocês sabem que Os Judeus não comem carne de porco por acreditar que os porcos são considerados animais impuros e que é proibido o consumo. Porém essa senhora começou a recair depois da cirurgia, e começou a ficar mal, e comentou ao medico que ela acreditava que o líder religioso dela (Deus) estava punindo ela por ela ter em seu organismo um elemento proibido pela cultura dela, ai chamaram um rabino (líder religioso de comunidade judaica.) e ele veio conversar com ela, então o Rabino fez as orações invocou os espíritos e informou a senhora judia que ela estava autorizada a viver com aquele órgão dentro dela porque como se tratava da saúde e vida dela, Deus não podia punir ela por isso. O Rabino fez as bênçãos nessa senhora e ela melhorou. Então é disso que se trata a eficácia simbólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com