TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

CAMPOS NOVOS - SC

2018

Biomas Campos novos

Biomas e suas características

Trabalho da 5ª fase de Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Ambientais; Ecologia; Biodiversidade e Áreas Protegidas; Legislação e Direito Ambiental; Metodologia Científica; Seminário Interdisciplinar.

Orientador: Prof.  Cristina Célia Krawulski; Luciana Andréia Pires; Vanessa Vilela Berbel; Regina Célia Adamuz; Jeanedy Maria Pazinato.

[pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1 BACIA DO RIO URUGUAI        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 LICENÇAS NECESSÁRIAS PARA DIRETRIZES DE LOTEAMENTO        5

2.2 LICENÇA PREVIA (LAP)        5

2.3 LEIS DE APROVAÇÃO DE REGISTRO DE LOTEAMENTO        6

2.5 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO EMPREENDIMENTO        10

3. ESGOTAMENTO SANITÁRIO        11

3.1 TRATAMENTO PRELIMINAR        11

3.2 REATORES        11

3.3 FILTRO ANAERÓBICO (RAFA)        11

3.4 WETLANDS (ZONA DE RAIZES)        11

3.5 OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA        11

3.6 EFICIÊNCIA DESEJADA        11

4. REFLORESTAMENTO PROPOSTO E LISTA DE ESPÉCIES        12

5 CONDOMÍNIOS FECHADOS        12

6 CONCLUSÃO        13

7. REFERÊNCIAS        14

8. ANEXOS ................................................................................................................14

8.1 ANEXO 1: MAPA LOTEAMENTO PINHEIROS ...................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório visa apresentar os biomas e suas características de fauna e flora com suas espécies no município de Campos Novos- SC.

Pode-se observar que as mudanças climáticas estão interferindo no meio ambiente, aumentando a probabilidade de acontecer novas catástrofe ambientais. A falta de conhecimento da população, o problema com a fiscalização das obras nos municípios, pode colocar em risco as pessoas que vivem no entorno dos canais de água. Cabe as pessoas e ao poder público montar estratégias que minimize esse problema garantindo a segurança da população.

        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DADOS GERAIS DO MUNÍCIPIO

             O povoamento do município iniciou-se em meados do ano de 1814. A região apresentava-se bastante plana e propiciou a acomodação dos novos moradores. Originalmente avia a presença de índios guaranis, que foram os primeiros habitantes destas terras (IBGE). O início do povoamento se fez através do fazendeiro João Gonçalves de Araújo e outros companheiros que foram atraídos pelas fumaças das queimadas provocadas pelos índios, chegando a Serra do Espinilho (IBGE). Estas terras receberam a denominação de Campos Novos pela lei provincial nº 377, de 16 de junho de 1854 onde era subordinada a Curitibanos. Elevado à categoria de vila com a denominação de Campos Novos pela lei provincial nº 923, de 30 de março de 1881, assim se desmembrando de Curitibanos (IBGE). Na divisão territorial datada de 2007, o município ficou constituído por 7 distritos sendo eles: Campos Novos, Bela Vista, Dal’Pai, Espinilho, Ibicuí, Leão e Tupitinga (IBGE).

            O município de Campos Novos situa-se no Estado brasileiro de Santa Catarina. De acordo com a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município está dentro do bioma Mata Atlântica, pertencente à microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina, fazendo limite com os municípios de Zórtea, Capinzal, Erval Velho, Herval d'Oeste, Ibicaré, Tangará, Monte Carlo, Frei Rogério, Brunópolis, Vargem, Abdon Batista, Anita Garibaldi e Celso Ramos. (IBGE, 2010).

            A classificação climática do Estado de Santa Catarina está relacionada a dois tipos climáticos que são o Cfa e o Cfb. Na região Planalto Sul, na qual o município de Campos Novos está inserido, é classificado como Cfa ou Mesotérmico Úmido com verão quente, onde o verão é úmido tipo temperado, sendo as estações bem definidas.

Cfa - Clima subtropical; temperatura média no mês mais frio inferior a 18C° (mesotérmico) e temperatura média no mês mais quente acima de 22C°, com verões quentes, geadas pouco frequentes e tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, contudo sem estação seca definida.

Cfb - Clima temperado propriamente dito; temperatura média no mês mais frio abaixo de 18C° (mesotérmico), com verões frescos, temperatura média no mês mais quente abaixo de 22C e sem estação seca definida.

2.2 DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL

            O Diagnóstico Socioambiental é um instrumento que permite a consolidação do trabalho em parceria, incluindo a identificação das necessidades e dos problemas prioritários e suas respectivas causalidades, como também dos recursos e das potencialidades locais que constituem reais oportunidades de desenvolvimento. Na prática, o Diagnóstico Socioambiental nada mais é que a interpretação da relação humana com a natureza, identificando os problemas das áreas pertencentes a ela que foram tomadas pela ocupação humana, buscando ainda definir as áreas próximas aos canais de água como sendo consolidadas e não consolidadas de acordo com a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com