TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

UFPB/CCEN

ALUNO: LUCIANO ANGELIM DE QUEIROZ

MATRÍCULA: 20180142298

CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PROFESSORA: MARIA FRANCO

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

RESENHA

O autor afirma como conceitos básicos para o entendimento da construção do conhecimento geográfico compreendidos como determinismo, possibilismo, método regional, nova geografia e geografia crítica, onde as duas principais surgiram respectivamente na Alemanha e na França representando os ideais expansionistas de ambas, onde a primeira surge no final do Século XIX, onde atribuem aos fatores e condições naturais o papel determinante nas condições do progresso humano se configurando numa ideologia de países e povos vencedores, em contraposição, os franceses apregoam a ideia de que a natureza traz possibilidades ao homem, sendo este o principal fator geográfico originando assim uma paisagem geográfica compreendida pela ocorrência de uma forma de vida. O método regional desponta nos Estados Unidos, em contraposição as correntes anteriores, pois seu estudo não parte das relações do homem com a natureza, mas da integração de fenômenos heterogêneos em determinada porção da superfície da terra.

A nova Geografia é apontada como um paradigma ideológico, justificando as alterações ocorridas na organização espacial do mundo pós-guerras , onde a realidade passa a ser representada por leis e modelos matemáticos , criando assim os padrões espaciais. Essa corrente como as demais passam a receber diversas críticas de grupos de geógrafos, surgindo assim a geografia crítica. Esse novo paradigma não se subjuga a escola de geografia oficial, sendo uma oposição aos grupos dominantes, apontando em seus discursos as tensões sociais existentes no mundo e abordagens das outras correntes embasadas em novas interpretações da teoria marxista. Dessa forma a organização espacial passa a ser entendida pelas relações dialéticas e não pelos padrões espaciais inseridos pelos geógrafos da nova geografia.

Em resumo o autor aponta a sociedade como objeto de geografia, porém essa ciência está pautada no estudo da organização espacial, mas é preciso saber e entender esse processo de produção e reprodução.

Num entendimento geral a organização espacial é um reflexo das forças produtivas, pois esse reflexo permite entender os grupos que dominam as relações sobre o espaço e que só poderá obter grandes transformações se ultrapassadas as barreiras ideológicas que isolam o mundo da produção e reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com