TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Ambiental nas Escolas

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

   [pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

                                       Aluno(s):

                                       Diego Galvão Dansi           RA   1504230

                                       Jhony dos Santos Morais   RA   1521244

POLO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2015

A Importância da Educação Ambiental nas Escolas

        A sociedade por muitos anos, utilizou da natureza como fonte de matéria prima sem consciência e sem senso de responsabilidade. E hoje ela vem trabalhando para restaurar os danos causados. A Educação Ambiental é um dos meios que vem sendo utilizado para despertando os valores básicos para uma sociedade melhor no futuro.

        O principal objetivo da Educação Ambiental é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem, além de promover competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa. A Educação Ambiental contribui de forma independente a relação entre o homem e a natureza, buscando alcançar a sustentabilidade e uma sociedade responsável pelo mundo em que habita. Partindo deste ponto, é de suma importância a inserção da educação ambiental na escola, pois esta contribui aos educadores e alunos no sentido de compreenderem o papel da escola na formação de cidadãos responsáveis e ativos.

        A inclusão da Educação Ambiental nos mais baixos níveis escolares, pode possibilitar a integração dos saberes e de uma sociedade melhor. Como os problemas ambientais não se refere apenas à proteção da vida, mas à qualidade da mesma, a educação ambiental possibilita aos professores intervir tanto no âmbito formal quanto no âmbito não formal da educação, auxiliando os alunos a identificar diversos problemas tais como, questões de saneamento básico na comunidade a partir do espaço da escola e de suas residências, analisar e buscar alternativas e propostas para os problemas de saneamento, perceber e debater a cerca de questões como poluição e acesso à água trabalhando com outras realidades, meios de sobrevivência que afetam as comunidades onde vivem, desmatamento, a contribuição do desenvolvimento das industrias para o aumento da poluição e outros.  

        Ao trabalhar os diversos problemas relacionados a educação ambiental o professor tem a oportunidade de mostrar ao aluno que só ter a compreensão não basta, é preciso ter atitudes que demonstrem cuidados. Valorizar, cuidar da natureza, não jogar lixo no chão e dentro de córregos, não desperdiçar água, não utilizar a energia sem necessidade, desligar a luz ao sair dos estabelecimentos, a importância das plantas, entre outros, são gestos que com consciência contribui para um ambiente puro, saudável e limpo. Portanto, a educação ambiental é de grande relevância nas escolas, despertando nos alunos os valores básicos para o desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com