TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullyng no ambiente escola

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Bullyng no ambiente escola

A violência esta crescente em todo o mundo e esta presente em vários contextos sociais. Deparamos com a violência domestica, no âmbito profissional, dentre outros. Sendo a escola o reflexo da sociedade, infelizmente toda esta violência é reproduzida de forma trágica no ambiente escolar. Como manifestação desta violência atualmente enfrentamos o problema do bullyng, de acordo com os estudiosos este problema é o conjunto de atividades repetitivas, adotadas por um ou mais alunos contra aos demais, as consequências do bullyng para com as suas vitimas são trágicas e marcantes, pois, as crianças e adolescentes que são vitimas podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima, além disso podem adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo.

Apesar de todas as evidências que o bullying é um tipo de violência, tradicionalmente este é admitidos como comportamentos naturais, sendo habitualmente ignorados ou não valorizados, tanto por professores quanto pelos pais. Esta negligencia por parte dos adultos é grave e contribui para disseminação do preconceito. As vitimas do bullyng estão expostas a graves transtornos mentais e de personalidades, em casos extremos, os indivíduos que sofreram poderá tentar ou cometer suicídio. No Brasil temos como exemplo o caso do atirador Wellington Menezes que invadiu a Escola municipal no Rio de Janeiro matando 12 crianças. Segundo as pessoas que conviviam com o atirador, na época da escola o mesmo sofria bullyingpor parte das crianças.

Segundo a psicóloga escolar,Maria Tereza Lima Nunes, a maneira de evitar o bullying é não deixar que aconteça. Para isso, ela salienta que a família e a escola de agir preventivamente e ter atitudes adequadas diante de qualquer possibilidade de ocorrência do fenômeno. É importante a troca de informação e conhecimento a respeito do assunto, todos precisam estar cientes das consequências do bullyng. A escola, sendo espaço de socialização, a todo o momento, precisa incentivar o bom relacionamento entre os alunos, precisa também trabalhar com questões de respeito, solidariedade.

Diante deste estudo podemos afirmar que este fenômeno é altamente prejudicial para a sociedade, temos esperanças num futuro melhor, no entanto sabemos que as crianças de hoje serão os adultos do amanha. Sabemos que também que com este preconceito tão fortemente presente no seio da sociedade, um futuro melhor se torna impossível. Como mencionado a escola é o reflexo do mundo, sendo assim podemos concluir que este tipo de comportamento, antes de ultrapassar os muros escolares, esta presente no mundo, para tanto somente uma revisão de valores por parte de nós contribuirá para o extermínio deste fenômeno chamado bullying. Enquanto instituição a escola precisa fazer com que os alunos compreendam que a diversidade faz da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com