TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Musica nas Aulas de Geografia

Por:   •  28/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Centro de Educação a Distância - CEAD

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

O USO DA LINGUAGEM MUSICAL E A IMPORTÂNCIA DIDATICO/PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Mantena - MG

08 / 2021

Diogo Mendes Correa

O USO DA LINGUAGEM MUSICAL E A IMPORTÂNCIA DIDATICO/PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Trabalho apresentado a disciplina de TCC I, do Curso de Licenciatura em Geografia, ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros como exigência para obtenção do grau de Licenciado em Geografia.

Orientador(a): Lerica Veloso

Mantena - MG

08 / 2021

O USO DA LINGUAGEM MUSICAL E A IMPORTÂNCIA DIDATICO/PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA.

TEMA

Um dos problemas, para ensinar, hoje em dia é o desinteresse dos alunos pelas diversas disciplinas. Vários professores reclamam que não conseguem despertar a atenção dos educandos como no passado. Muitas vezes esse desinteresse desencadeia a indisciplina, gera conflitos entre o desejo do professor de ensinar com o desinteresse do jovem em aprender. Este trabalho surgiu com uma proposta de aplicar a linguagem musical nas aulas de geografia e assim deixá-la mais interessante. A utilização da música uma vez que utilizada como ferramenta de instrução, educação, ensino, é uma referência disto, porque todos ouvem, apreciam, compartilham, mas poucos sabem de sua influência e a forma que ela pode ajudar no método ensino-aprendizagem. À frente de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos, faz-se essencial considerar sobre a prática professor e a urgência de estabelecer situações de ensino/aprendizagem que explore as diferentes linguagens de educação disponíveis para se ter uma boa pratica pedagógica. No entanto, sabe-se que não somente o fato de se utilizar um caritativo recurso que irá garantir uma boa experiência do aluno, porque o recurso não vai ultrapassar a figura do docente, mas ora auxiliá-lo.

PROBLEMA DE PESQUISA

A relevância da música nas aulas de geografia. O intuito é abordar a música como um atalho acessível, além do verbal, que pode ser aplicado também como auxílio didático nos estudos em sala de aula, aonde a mesma juntamente com seu compasso e estilo, demonstra padrões culturais, codifica mensagens e transmite ensinamentos. O uso de diferentes linguagens auxilia na tarefa do docente, contribuindo para o crescimento e o pensar crítico do aluno, assim sendo utilização da música nas aulas de geografia como um recurso deve ser aproveitado para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.

HIPÓTESES

A prática musical proporciona uma aproximação dos conteúdos capaz de transformar o momento do aprendizado em algo significativo para o crescimento intelectual e pessoal dos alunos, por ser considerada uma ferramenta muito valiosa. O recurso apresentado pode ser utilizado com o intuito de facilitar a assimilação dos conteúdos não só na disciplina de Geografia como também em qualquer outra área do conhecimento. Sendo assim consideramos a música indispensável às aulas de Geografia, sendo considerado, ainda fundamental para se alcançar uma educação de qualidade. Ademais, sendo considerada importante para à formação de cidadãos críticos e reflexivos. Uma proposta de solucionar e acompanhar as transformações ocorridas em um mundo globalizado, dito por alguns estudiosos de pós-moderno, foi a utilização da linguagem da música como recurso pedagógico para ensinar conteúdos da disciplina de Geografia.

OBJETIVO GERAL

Abordar a importância da música nas aulas de geografia.

OBJETIVOS ESEPCÍFICOS

• Analisar a linguagem musical também como instrumento didático como o intuito de induzir a influência da mesma aos conteúdos da Geografia escolar.

• Analisar as principais mudanças ocorridas entre a Educação Clássica e a Educação renovada; transformações que surgem devido às próprias dinâmicas sociais e econômicas.

• Entender a corrente pedagógica denominada "construtivismo", já que se trata da corrente que está mais em conformidade com este artigo.

• Analisar meios para que o docente deixe suas aulas mais dinâmicas e prazerosas, levando para as mesmas outros recursos além dos livros didáticos, revelando através da música o agrado e o interesse de estudar Geografia.

À frente de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos, faz-se essencial considerar sobre a prática do educador e a necessidade de instituir situações de ensino/aprendizagem que explore as diferentes linguagens de ensino que está disponível. Mas, sabe-se que não é o fato de se utilizar um bom recurso que vai afiançar uma bom aprendizado do alunado, pois o recurso não vai sobrepor a função do Educador, mas sim auxiliá-lo. Este artigo, se propõe a expor os aspectos conceituais, lúdicos e regionais da música e seu uso como recurso pedagógico.

METODOLOGIA

O caminho metodológico a ser adotada pelo trabalho será executado com suporte nos textos de alguns educadores e pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com