TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano deu Aula Geografia

Por:   •  22/12/2023  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Matheus Roque de Oliveira Lima

Tema: Aspectos Demográficos e Demografia da Cidade e Bairros dos Alunos

Público-Alvo: Alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental 2.

Objetivo da Atividade: O objetivo desta atividade é explorar os aspectos demográficos da cidade e dos bairros dos alunos por meio da criação e análise de músicas temáticas. A atividade visa promover a compreensão das características populacionais, diversidade cultural e desafios urbanos, utilizando a linguagem da música como ferramenta de aprendizado.

Metodologia:

Introdução e Contextualização: Discussão sobre a importância de entender os aspectos demográficos das cidades e bairros. Apresentação de vídeos ou trechos de músicas que abordem temas urbanos e populacionais, no exemplo de São Paulo temos o grupo RZO que fala sobre o bairro de Pirituba, ou Racionais Mcs que falam sobre a Zona Sul de São Paulo..

Exploração de Dados e Pesquisa: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará com um bairro da cidade. Peça que pesquisem dados demográficos, migração, grupos étnicos, densidade populacional, entre outros, do bairro designado e se existem músicas que falem sobre o bairro em questão.

Composição Musical: Cada grupo deve compor uma música que represente os aspectos demográficos e a vida no bairro. Eles podem escolher um estilo musical de sua preferência e escrever letras que abordem os dados e as características descobertas.

Apresentação e Discussão: Os grupos apresentam suas músicas para a turma. Após cada apresentação, uma discussão sobre como a música conseguiu transmitir as informações demográficas, quais foram as escolhas artísticas e como a música reflete a realidade do bairro.

Análise e Reflexão: Através do incentivo do professor, os alunos irão refletir sobre como a linguagem da música permitiu que eles explorassem os aspectos demográficos de maneira criativa. Após a reflexão os alunos deverão realizar uma produção de texto sobre como a música os ajudou a compreender melhor a demografia de sua cidade e bairro.

Bibliografia:

  • COELHO, Maria Cecília M. Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
  • SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
  • SUERTEGARAY, Dirce. O ensino de Geografia na escola fundamental. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com