TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência das Novas Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Ciência Geográfica

Por:   •  3/9/2016  •  Artigo  •  3.340 Palavras (14 Páginas)  •  1.744 Visualizações

Página 1 de 14

A Influência das Novas Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Ciência Geográfica

Erica Luana dos Santos Silva

Valério Costa Damasceno

Welton da Silva Sampaio

Universidade do Estado do Pará – Uepa- Campus X – Igarapé Açu – 2016

RESUMO

O objetivo do presente artigo a que nos propomos não é falar quais são as tecnologias mais adequadas para se trabalhar em sala de aula, mas mostrar a importância de sua utilização de modo geral, mostrando sua contribuição e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, focando sua utilização em sala de aula, de modo que proporcione aos professores e alunos novas formas de aprender e ensinar geografia e afins, demostrando que essas novas tecnologias surgem como apoio a esse processo de ensino-aprendizagem e não em substituição do professor como muitos pensam. Tal objetivo pode se justificar pelas grandes e aceleradas mudanças e transformações em que o processo de globalização nos envolve, e através dessas necessidades humanas e da sociedade, se é necessário pensar em novas formas de ensinar e aprender para melhor transmitir conhecimento para alunos e também professores, e assim se estimular o processo de construção do conhecimento, demostrando a importância do uso das tecnologias para a educação.

Palavras Chaves: Formação do professor; geografia; tecnologia; educação; mediação.

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização cada vez mais se acelerando e se espalhando pelos quatro cantos do mundo, é normal que as inovações tecnológicas sigam essa mesma aceleração frenética, e tais avanços tecnológicos propiciam possibilidades de comunicação e informação que vem transformado a maneira de interação, modificando comportamentos e relacionamentos, quebrando paradigmas de relacionamento entre indivíduos. E nesse contexto, a educação sendo a base da formação de cidadãos, existe a necessidade de preparar seus profissionais da área, para dominar e executar todo o potencial educativo que a tecnologia tem a nos oferecer, e coloca-las a disposição do desenvolvimento pedagógico que vise à construção da autonomia dos educandos.

Nosso estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica em obras que abordam a influência das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e como tais tecnologias podem auxiliar em um melhor ensino e aprendizagem da disciplina de geografia. Nossa pesquisa traz importante contribuição sobre o assunto e pretende servir de estímulo para estudos posteriores sobre a utilização da tecnologia na educação.

O PROFESSOR NA ERA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Na sociedade contemporânea vive-se a era da tecnologia e da informação, em que todas as áreas da sociedade se beneficiam dos aparatos tecnológicos existentes, e com a educação não poderia ser diferente. A evolução do mundo tecnológico veio nos proporcionar infinitas possibilidades e também está ai contribuindo para um melhor processo de ensino e aprendizagem.

E em meio aos desafios de se ensinar no mundo atual de cada vez mais inovações no setor tecnológico, o professor tem um papel fundamental de também aprender, a saber, lhe dar com tais ferramentas para propiciar uma forma mais didática e dinâmica despertando o interesse de seus alunos. E nesse sentido,

O professor deve ser alguém criativo, competente e comprometido com o advento das novas tecnologias, interagindo em meio à sociedade do conhecimento, repensando a educação e buscando os fundamentos para o uso dessas novas tecnologias, que causam grande impacto na educação e determinam uma nova cultura e novos valores na sociedade. (RIBAS, 2008, p.26)

Assim então, percebe-se que a partir das mudanças nas formas de ensinar, e com a inserção da tecnologia nesse processo de ensino, mudam-se também as formas de aprendizagem.

Porém, somente a simples presença de novas tecnologias na escola não é garantia de uma educação de qualidade, pois a aparente modernidade pode acabar por mascarar um ensino tradicional, que se baseia na recepção e memorização de informações. Então, reforçando essa ideia de acordo com Moran (1995, p.04)

A concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis. A presença dos recursos tecnológicos na sala de aula não garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.

O eixo principal do processo de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos cada vez mais ativos, de um modo em que o professor e a tecnologia se complementem, sendo uma espécie de mediador desse processo de aprendizagem, e através da utilização dessas tecnologias associadas a uma reformulação das práticas pedagógicas, se apresenta uma possibilidade a mais para os professores estimulando o aprendizado de seus alunos. Essa nova maneira está relacionada a uma nova visão de construção do conhecimento, em um processo que envolve todos os participantes, professores e alunos, superando as formas tradicionais na relação ensino-aprendizagem (BRIGNOL, 2004).

 A IMPORTÂCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA.

A princípio o ensino de geografia na sala de aula não passava de mera discrição do espaço físico, atendendo os interesses da classe dominante que não tem nenhuma preocupação no desenvolvimento de uma geografia crítica, que levasse em consideração as interações da sociedade e o espaço, as mudanças causadas por esse encontro, as transformações ocasionadas no espaço por meio da intervenção humana, a formação de um cidadão consciente, conhecedor da construção e evolução do modo de produção capitalista, um cidadão crítico, capaz de compreender sua realidade atual, através do processo de construção histórico-geográfico.

O ensino não tinha como objetivo formar cidadãos conhecedores da complexidade do sistema que os dominam, capazes de compreender as transformações no meio ocasionadas pelo processo avassalador da globalização, fenômeno que se intensifica cada vez mais.

Segundo Oliveira (2009, p.5), o ensino da geografia torna-se imprescindível para a formação da cidadania e para a análise social, econômica, política, cultural e ambiental. Tem-se disponibilizado um grande esforço para fazer com que a geografia tome o seu verdadeiro lugar no ensino brasileiro, sua importância para o desenvolvimento de verdadeiros cidadãos torna-se cada vez mais evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com