TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legalização dos Alimentos Transgênicos

Por:   •  9/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Legalização dos alimentos transgênicos

No Brasil, a legalização do plantio de transgênicos se deu por meio da Lei 10.688/2003. Não obstante, o primeiro produto liberado para o cultivo e comercialização foi a soja tolerante a herbicidas, produzida já no ano de 1998. A partir daí, o cultivo e comercialização de transgênicos se impôs como uma realidade nacional, abarcando espaço significativo no mercado, apesar do desconhecimento da maioria da população sobre seus riscos, tanto no consumo quanto no impacto socioambiental, e da rejeição de diversas organizações representativas dos movimentos sociais.

No Brasil, em março de 2005, foi sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei da Biossegurança (Lei 11.105/05). A norma permite a pesquisa e produção de alimentos geneticamente modificados e prevê a obrigatoriedade de rotulagem e identificação dos transgênicos, para dar opção ao consumidor na hora da compra. E o Brasil é hoje, ao lado dos Estados Unidos, líder mundial da produção de soja transgênica.

Não é apenas em sementes que se usa a tecnologia transgênica. Onde se tem permissão a biotecnologia é também utilizada em bovinos, tanto na produção do leite quanto da carne. São inseridos hormônios de crescimento para um maior rendimento, as vacas produzem mais leite e os gados de corte têm uma maior concentração de carne.

Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (Isaaa) divulgou nesta quinta-feira (4/5) um relatório sobre a produção de alimentos transgênicos em todo o mundo. Em 2016, o Brasil cultivou 49,1 milhões de hectares de culturas geneticamente modificadas, apresentando um crescimento de 11% em relação a 2015 (equivalente a 4,9 milhões de hectares). Com isso, o país apresentou o maior crescimento na adoção de transgênicos do planeta e atingiu a segunda posição no ranking global de adoção de biotecnologia agrícola, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que produziu 72,9 milhões de hectares. O levantamento da consultoria também aponta que a área total de milho verão avançará pela primeira de uma safra para a outra desde 2013. Em 2017, o grão geneticamente modificado deverá estar presente em 5,3 milhões de hectares – ou seja, em 82,3% da área total semeada.

http://www.crn8.org.br/index.php/conteudo/alimentos-transgenicos-e-a-insustentabilidade/123 

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2017/05/brasil-teve-maior-crescimento-do-cultivo-de-transgenicos-do-mundo-em-2016.html

http://alimentos-transgenicos.info/produtos-transgenicos.html

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/08/transgenicos-sao-93-da-area-plantada-com-soja-milho-e-algodao.html

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com