TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  20/6/2017  •  Seminário  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

UNIDADE TATUAPÉ I

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Metodologia de Ensino

Professora: YAMILA

Participantes do grupo:

LUIZ MARQUES – R.A 1422810

DONIZETI JULIO - R.A 1422866

CICERO MENEZES - R.A 1524861

JOSE CARLOS          - R.A 1422663

OSMAR OLIVEIRA – R.A 1420418

TRABALHO:

SOBRE NATUREZA:

PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

São Paulo

2017

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada .......

 A maioria das pessoas, quando fala em natureza, pensa em floresta, animais silvestre, regiões polares; enfim, em muitos lugares selvagens distantes de suas casas e onde a ação humana ainda não se impôs. Mas será que o conceito de de natureza vale só para essas áreas? Por que não pensamos em locais mais próximos de onde vivemos? O que dizer das áreas onde construímos nossas casas? Não havia mata ali antes? Você já pensou nisso? Nós seres humanos, temos dupla identidade: a biológica e a cultural. Como seres biológicos, podemos pensar que nosso corpo é composto de bilhões e bilhões de partículas que já faziam parte deste planeta desde o seu surgimento. Fomos nos diferenciando com o surgimento de novas formas de organização, até o ponto em que nos deram condições para formar grupos e viver em coletividade. Em virtude da convivência com outros seres humanos é que constituímos sociedades.  Para entender as diferenças entre natureza e sociedade, é muito comum a comparação entre ritmos e dinâmicas de uma e de outra. Este procedimento nos conduz a concluir pela independência entre as histórias da natureza e da sociedade.

A NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) enfatizam que “professores e alunos deverão procurar entender que Sociedade e Natureza constituem a base material ou física sobre a qual o espaço geográfico é construído”, propondo assim uma abordagem conjunta de temas relacionados à Sociedade e à Natureza na Geografia escolar. Essa interação necessita, no entanto, que se compreenda a dinâmica de alguns elementos específicos e como os mesmos são influenciados e influenciam as sociedades. Nesse sentido, tem havido um significativo crescimento de trabalhos sobre a relevância do ensino de conteúdos relacionados aos elementos e processos físico-naturais na Geografia escolar e de como tais conteúdos são abordados no Ensino Básico. O ensino de Geografia tem como principal objetivo criar condições de aprendizagem sobre o espaço geográfico estabelecendo relação com várias áreas do conhecimento (PCN, 1998, p. 21) a partir de temas como a organização espacial, meio ambiente, território, paisagem, natureza, trabalho, economia, desenvolvimento sustentável.

O ensino de Geografia ao longo do tempo tem exercido papel de suma importância na construção do conhecimento no que se refere à formação profissional em nível técnico e médio. Como ciência representante das ciências sociais no ensino médio, a mesma abarca conteúdos ligados à economia, astronomia, geologia, meteorologia, meio ambiente, urbanismo, agronomia, etc. Para muitos autores, baseados em Kant, a geografia é considerada uma ciência de síntese dos conhecimentos relativos à natureza (CORRÊA, 1995). Corrêa (1995) afirma que, segundo a tradição kantiana, a Geografia seria uma ciência sintética, que trabalha com dados de todas as demais ciências, descritiva, porque enumera os fenômenos abarcados e que visa abranger uma visão de conjunto do planeta. (1995. p. 14). Em se tratando de uma ciência humana, preocupada em dar respostas à sociedade sobre as formas de organizações espaciais definidas como o estudo das relações homem e meio, ou, posto de outra forma, entre a sociedade e a natureza, definindo-lhe o objeto de estudo a ação do homem na transformação deste meio. (CORRÊA, 1995).

De acordo Pontuska, Paganelli e Cacete,

“A disciplina escolar Geografia mantém vínculos com a respectiva ciência por meio de conceitos, métodos e teorias geográficas. Os conteúdos disciplinares são organizados a fim de atender a concepções hegemônicas da própria ciência e correspondem a um tempo e espaço específicos, articulados às concepções pedagógicas de organização do currículo e do ensino”. (2009, p.113).

Entende-se, portanto, que o ensino da Geografia dentro das suas mais variadas nuances e vertentes, está intimamente ligado à informação, geográfica e um grande suporte para complementar uma formação sólida e cidadã, tanto do ponto de vista social, econômico, quanto ambiental.

A Evolução do Ensino de Geografia no Brasil.

A Geografia escolar tem seu ensino praticado no Brasil a partir do século XIX no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Antes, os saberes geográficos denominava-se corográfica, o qual estava atrelado à disciplina História. Foi no século XIX que este estudo ganhou corpo 8 tornando-se disciplina, com o nome Geografia, dentro da própria etimologia da palavra, Geo (terra) e Grafia (descrição), seguindo uma lógica de descrição dos espaços, a fim de conhece o território e criar uma ideia de nação e de nacionalidade, conhecendo seus domínios e aprendendo as suas principais características físicas e humanas, porém num caráter descritivo e pouco analítico. De acordo Rocha (1996 apud GOMES, 2009), a introdução da Geografia como matéria escolar surge no contexto da formação do estado nacional brasileiro. Isto significa que a Geografia como disciplina escolar serviu, portanto, como ideologia do pensamento patriótico, cuja finalidade era a construção de uma identidade nacional. A Geografia brasileira, seja escolar, seja acadêmica, institucionalizou-se, de acordo Cavalcanti, no início do século XX via a Sociedade Brasileira de Geografia (SBG), Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), Universidade de São Paulo (USP), sendo esta institucionalização diretamente vinculada ao seu ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com