TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

:              [pic 1]

        Esta entrevista foi realizada com a professora Maria Cícera santos. A parte técnica de escrita esteve a cargo a aluna do curso de Geografia Licenciatura Mônica Barbosa Luna, Maninha assim como ela gosta de ser chamada, leciona no colégio Santíssima na cidade de Maceió, Maninha já leciona há 28 anos na educação fundamental I (1º ano fundamental)

Entrevista

- Para você o que é ensinar?

Prof: Maria Cícera: Bom, para mim é uma arte, absorver esses ensinamentos aprendidos em uma faculdade e colocar em prática é uma questão de sabedoria, é perceber que mesmo com poucos recursos eu posso transmitir esse conhecimento e meu educando absorve. Consegue colocar em prática mesmo que leve um pouco de tempo, é gratificante ver a carinha de feliz que meu aluno faz quando consegue resolver as atividades.

-O que acontece quando esse aluno não consegue assimilar esse conhecimento que você transmitiu?

Prof: Maria Cícera: Eu estimulo ele a chegar a seu limite, com uma dinâmica, utilizo materiais que me possibilitem leva-lo a esse conhecimento.

-Você sempre consegue esse estimulo, ou seja, esse aprendizado?

Prof: Maria Cícera: Se eu te dissesse que sim, estaria mentindo claro que tem alguns alunos que não conseguem chegar ao mesmo nível que alguns, mas eu acredito que o motivando, explicando a ele que é assim mesmo, que são com os erros que aprendemos não irei fazê-lo de desistir.

- Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Prof: Maria Cícera: Como trabalho com 1º ano (antiga alfabetização), meus procedimentos são através de questionamentos brevemente estabelecidos sobre o dia- a -dia do aluno, por exemplo na aula de Língua Portuguesa utilizo palavras que são utilizadas na sua casa em sala de aula, e daí irei introduzir o conteúdo estabelecido pelo colégio.

-Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Prof: Maria Cícera: Admiro muito Paulo Freire. Tento introduzir ao máximo que posso seu método, levar o aluno a buscar as respostas através da investigação.  

Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

 Prof: Maria Cícera: Tenho um apoio muito grande da coordenação do colégio, e o bom que o colégio me permite trabalhar sem pressão. Então na sala de aula tento mostrar aos meus alunos que nenhum é diferente do outro, em questões de conhecimento, cor, religião. Sempre mostro aos meus alunos que mesmo com tantas diferenças existentes todos formamos uma comunidade, em sala de aula tenho um aluno com deficiência e o interessante que meus alunos o acolheram muito bem.

         

        A entrevista ocorreu no dia 20/05/2019 em sua residência onde a mesma me recebeu com um largo sorriso, percebi que na mesa continha um notebook e várias revistas e cadernos, a mesma me informou que estava preparando as aulas para a semana. Perguntei a ela se preparava apenas aos domingos, a mesma me respondeu que não ela entrega semanalmente um planejamento para a coordenação da escola e que ela prepara outro para ela, para se basear. Maninha me explica que como o planejamento é flexível, sempre ocorre algumas mudanças durante a semana e a mesma tem que estar preparada tais eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com