TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DA DOCÊNCIA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  23/5/2021  •  Artigo  •  3.960 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

A PRÁTICA DA DOCÊNCIA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Experiências e Desafios no Ambiente Escolar, Tonantins (AM)

KATHUREN FAIA GARCIA[1]

LODUGERIO SILVA CARVALHO[2]

MARIA DO PERPETUO SOCORRO PERES FAIA[3]

SUZANA CARVALHO LIMA[4]

RESUMO

O estágio é fundamental para a contribuição da formação do profissional, é o momento mais importante na vida acadêmica do aluno, pois é através do mesmo que ele vai exercer a prática pedagógica, baseada nas teorias aprendidas no decorrer do curso. Diante desta realidade o objetivo desse artigo é abordar as experiências vivenciadas nas atividades desenvolvida na disciplina de Geografia na Escola Estadual São Francisco, localizada no centro da cidade, no Município de Tonantins/AM. No entanto os procedimentos que foram adotados para a realização deste artigo foram, pesquisas bibliográficas de autores que falam sobre a temática, levantamentos de dados da unidade de ensino, observação em sala de aula e escola, pois  obtemos uma experiência inovadora a qual juntos com os professores e alunos contabilizamos um processo de construção de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Estágio, experiencia, Ensino de Geografia e professor.

ABSTRAT

RESUMEN

La pasantía es fundamental para la contribución de la educación profesional, es el momento más importante en la vida académica del estudiante, porque es a través de él que practicará la práctica pedagógica, en base a las teorías aprendidas durante el curso. Dada esta realidad, el objetivo de este artículo es abordar las experiencias vividas en las actividades desarrolladas en la disciplina de Geografía en la Escuela Estatal de São Francisco, ubicada en el centro de la ciudad, Tonantins / AM. Sin embargo, los procedimientos que se adoptaron para la realización de este artículo fueron, investigación bibliográfica de autores que hablan sobre el tema, recolección de datos de la unidad docente, observación en el aula y en la escuela, porque obtenemos una experiencia innovadora que junto con los alumnos. Los profesores y los alumnos representan un proceso de construcción de la enseñanza y el aprendizaje

Palabras-clave: Tarima, Experiencia, Geografía y professor de Educación.

INTRODUÇÃO

Este presente artigo consiste em relatar as experiências vivenciadas durante as atividades proposta pela disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado do Amazonas UEA (PARFOR). A realização do estágio foi na Escola Estadual São Francisco, localizada no centro da cidade de Tonantins. Na realização do estágio observou-se a estrutura física e o corpo que constituem a comunidade escolar (alunos, professores, gestor e funcionários). Em seguida observou-se a dinâmica do dia a dia no ambiente escolar por meio da observação, monitoria e regência onde foi realizado em prática as teorias estudadas durante o curso.

Este relatório de estágio Supervisionado, teve como objetivo, observar, analisar e descrever as práticas em sala de aula, práticas essas que serviram para a obtenção de experiência docente e que contribuirá em nossa formação profissional.

          Entende-se, que na atual conjuntura política que o país está passando a educação é um fator excencial para obtermos melhores condições humanas, pois somente pôr meio da educação podemos amenizar os gargalos que a sociedade vem passando, se faz necessário o investimento nas estruturas básicas no âmbito escolar, a valorização do profissional docente, e dessa forma, alcançar uma educação com qualidade e significativa.

         Por isso, se faz necessário o relato da experiência vivenciada no ambiente escolar pois, é nesse momento que se descobre o prazer, ou não pela docência, pois a prática é o aprimoramento da teoria.  Neste artigo consta também os relatos de como ocorreu o processo da observação, monitoria e regência, sendo esta fundamental para a inserção das noções educacionais que o país enfrenta sobre a realidade escolar. O artigo está dividido em etapas, Introdução, Importância do Estágio supervisionado, Diagnóstico da Escola, Descrição do Estágio, Considerações Finais. Consta também como está dividido as subseções onde foi crucial para o fundamento do artigo, a qual cada etapa escrita foi baseada nas experiências vivenciadas no âmbito escolar.

2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

          A realização do estágio é importante, pois é preciso cumprir as exigências da grade curricular da formação docente como o cumprimento de requisitos prático tais como o estágio supervisionado sendo, que a partir das experiências adquiridas em sala de aula o graduando complementa a sua formação na por meio da prática pedagógica, assim o aluno poderá diferenciar e aprimorar seus conhecimentos em sala de aula, pois é por meio das observações que podemos compreender que a área da disciplina de geografia é bastante carente sendo considerada muitas das vezes uma disciplina “chata e rotineira” segundo os relatos dos alunos, por isso se faz necessária  a aplicação de novas metodologias para que possamos despertar o interesse dos nossos alunos.

Compreende-se que o estágio é a principal fonte  inicial para exercer seu cargo profissionalizante como educador, pois é através da vivência e prática pedagógica que o estagiário se aproxima da realidade da sua área de formação, onde irá auxiliar e compreender as diferentes teorias que regem o exercício profissional.

A finalidade do estágio é a preparação e o complemento para a formação acadêmica do formando, pois os objetivos específicos é a preparação adequada dos alunos para a vida profissional e facilitar a sua integração para o mercado de trabalho. Onde possibilita para os acadêmicos conhecimentos, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula.

Na realização do estágio houve algumas limitações por parte da escola, pois a mesma teve que ser interditada por motivo riscos de desabamento do prédio, com isso a turma ficou um pouco atrasada nos conteúdos, e tiveram que fazer sua locomoção para a escola Estadual Madre Regina Protmam, na qual todos os seu horários foram mudados.

A partir dessa realidade, pudemos compreender que a educação em Tonantins perpassa por problemas que há anos vem sendo discutido pela sociedade, no caso a falta de uma escola estadual no centro da cidade, pois têm-se uma demanda numerosa de alunos que residem nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com