TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Conceitual Do Estágio Supervisionado Do Ensino Médio

Por:   •  6/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

2ª LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Lilian da Conceição Caldas

PRODUÇÃO CONCEITUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

SÃO LUÍS

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

2ª LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Lilian da Conceição Caldas

PRODUÇÃO CONCEITUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

Produção Conceitual apresentado ao Centro Universitário Internacional, requisito para finalização da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino Médio do curso de GEOGRAFIA 2ª Licenciatura.

SÃO LUÍS

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................04

2 O ESTÁGIO NA ÁREA A DE GEOGRAFIA ..........................................................05

2.1 A importância do ensino de Geografia ............................................................05

2.2 Concepção do espaço escolar ........................................................................................................06

2.3 O processo de ensino aprendizagem durante o estágio .................................07

2.4 Caracterização estrutural da escola .................................................................08

2.5 Descrição das atividades desenvolvidas ........................................................08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é o momento cuja prática será aprimorada pelo futuro professor, tendo a teoria como instrumento norteador das nossas regências, no intuito de promover a aprendizagem dos alunos. Assim, através deste, pode-se vivenciar o real cenário da educação, onde teremos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos que, uma vez adquiridos na instituição, cabe a nós convertermos em ações.

O presente relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que teve como base, os pilares da educação e a interação entre estagiário e professor regente, bem como, aluno e estagiário, ambos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Neste trabalho, estão descritas as observações não só do período em que foi possível permanecer em sala de aula, mas também, algumas das situações vividas no ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

Consoante a reflexão, faz-se necessário que os estudantes em formação acadêmica consigam associar teoria e prática, de modo que as habilidades que mercado de trabalho exige aos docentes possam desenvolver no campe de atuação.   

 O principal objetivo desse estágio é articular a teoria apreendida em sala de aula com a prática pedagógica, adquirindo habilidades e competências para atuar no contexto educacional. Com isso, estreitar a relação teoria e prática, estimular a criatividade dos alunos durante as atividades realizadas, respeitar as especificidades dos alunos; propiciar vivências para aquisição de habilidades.

 O estágio supervisionado do Ensino Fundamental aconteceu de forma presencial em uma escola no município de Paço do Lumiar, Maranhão, na modalidade Ensino Médio regular. A escola possui 6 turmas, duas do de cada série (1°, 2° e 3° ano), funcionando no período diurno.

 Como as aulas tinham acabado de voltar do ensino remoto para o presencial, aproveitamos as redes sociais para reforçar mais os conteúdos ministrados em sala de aula. As metodologias aplicadas durante todo o processo foram: aulas expositivas, videoaula, produção textual, leitura, interpretação e pesquisas.

A disciplina de Estágio Supervisionado é um momento de grande prestígio ao estudante, pois os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso serão finalmente vivenciados na prática, além disso, essas experiências contribuirão significativamente para com a formação docente. O Estágio Supervisionado pode ser considerado um desafio, tendo em vista que, através dele, surge a possibilidade da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como a necessidade de confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, gerando no estagiário uma experiência única e inovadora.

2 O ESTÁGIO NA ÁREA A DE GEOGRAFIA

2.1 A importância do ensino de Geografia

No ensino da Geografia, as possibilidades para a realização de estudos e trabalhos são frequentes, pois é a essência da Geografia, já que está associada a uma convergência dialética de perspectivas, na relação natureza-sociedade que produz espaço geográfico. Nesse processo, a ciência geográfica não só abrange os conhecimentos das chamadas ciências naturais e ciências sociais como também enveredou pelos mais diversos caminhos relacionados à sua gênese.

 Lidar com questões concernentes à vida do aluno e à sociedade em que ele está inserido é uma das funções sociais da escola, de modo que cabe a ela vincular os conteúdos às necessidades da sociedade, seja em contextos locais ou mais amplos, tornando a aprendizagem significativa. Como está descrito na BNCC:

[…] cabe aos sistemas e redes de ensino assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar os currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. […] (BRASIL, 2018, p. 19)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com